“Não há motivo para chegar de madrugada”, diz prefeitura sobre vídeo de Galinho com pacientes dormindo em bancos

Por ASCOM/PMPA | 15 de Abril de 2019 às 17:36

ASSESSORIA PARLAMENTAR – VEREADOR MÁRIO GALINHO



 

 

A Prefeitura de Paulo Afonso esclarece que a espera de pacientes em frente a Secretaria de Saúde não é uma prática necessária para o agendamento da viagem para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A população que ali se aglomera (veja vídeo abaixo) já foi alertada pela equipe de que não há motivo para chegar ao prédio de madrugada, tendo em vista que há disponibilidade de viagem para os pacientes que necessitam do serviço, inclusive com prioridade para aqueles que realizam tratamento de câncer.

 

Para o TFD, a Prefeitura disponibiliza um ônibus para Salvador, de domingo a quinta-feira e quando há necessidade, a depender da demanda, é colocado um outro ônibus, um micro-ônibus e uma van. Diariamente, ainda há o transporte de pacientes por meio de ambulâncias. Diante da oferta de transporte, a Secretaria de Saúde reforça que não há necessidade das pessoas esperarem durante a madrugada pelo atendimento.

 

A Prefeitura ressalta que a marcação dos pacientes de oncologia é realizada de forma contínua, das 7h as 13 h, e quando necessário estende-se o atendimento para tarde, uma vez que prioriza-se esta população. Ainda há um fluxo para os pacientes da área rural, onde são separadas uma quantidade de vagas.




 

O programa TFD foi criado com o intuito de atender os pacientes de oncologia, mas atualmente atende outros tipos de demandas, totalizando em Paulo Afonso 2.890 pacientes cadastrado no SUS. Em 2015 este número era de 970 pacientes e hoje é quase o triplo de cadastrados no serviço ofertado há quatro anos.

 

Diante dos fatos, a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o compromisso em prestar um serviço de saúde sem exclusão, primando pela humanização, transparência e seriedade.

 

 







18 pensamentos em ““Não há motivo para chegar de madrugada”, diz prefeitura sobre vídeo de Galinho com pacientes dormindo em bancos”

  1. Realmente não teria a necessidade , se o atendimento começasse realmente as 7 hs. Outra coisa que queria esplanar, realmente a prioridade pra os pacientes de oncologia , mas não devemos esquecer que existe várias pessoas que precisam de outros tratamento que aqui não tem . Outra coisa em Aracaju uma consulta custa 90,00 aqui em torno de 250,00 a 300,00 ,esse valor lá você faz exames e consulta . Porque aqui você esperar uma consulta pelo SUS as vezes
    Demora 30 dias .
    Só Deus na nossa causa .

  2. Quem quiser comprovar que precisa sim, ir de madrugada para garantir um ficha de atendimento, é só ir umas 7h em dia de segunda-feira quando a agenda abre. Verá que não tem mais ficha. E se for em outro dia da semana tem ficha 7h da manhã, até mais tarde. Porém não tem mais passagem quando entra na sala de atendimento. Para garantir a passagem infelizmente precisa se sujeitar a está humilhação de dormir em frente a secretária.

  3. Fica difícil controlar essa situação. O serviço somente abre as 7h e evidente que quem chegar primeiro garante as primeiras senhas de atendimento. Como também , não tem como a Prefeitura proibir as pessoas de esperarem. É uma escolha diante de cada urgência, mas todos são atendidos de acordo com a ordem de prioridade.
    O vereador deveria utilizar suas redes sociais para ajudar a divulgar a população, que basta ir no horário de funcionamento e ser leal com todos os demais pacientes que também tem urgência , mas aguardam pacientemente. Será impossível atender a todos ao meso tempo.

  4. A necessidade sim de passar a noite,pois quando agente chega pela amanhã na secretária ja não tem mais passagens. Meu marido perdeu o retorno dele que estava marcado pra o dia 21/03/19 por falta de passagens… E ai? Como é que a prefeitura vem esclarecer que não à necessidade de passar a noite na secretária? Tudo desorganizado, uma humilhação …

  5. Se chegar às 7:00 as fichas já estão distribuídas pelos que pagam melhor.

    Uma verdadeira safadeza descarada deste prefeito.
    Luiz onestidade do 😈.

  6. COMO NÃO HÁ MOTIVO??

    Vai lá tirar um ficha!! Chega as 07:00 da manhã para ver se consegue!

    Os “peixes” marcam fichas, atendimento e consultas sem sair de casa, por isso, acha que é tudo as mil maravilhas.

  7. Quando é com os outros e não com a gente então está tudo bem, mas é muita humilhação mesmo, deveria ser melhor, principalmente quando o município tem um prefeito que é médico também , o vereador está fazendo o papel dele de fiscalizar, denunciar e exigir melhorias para a população, mas ainda tem gente que o critica , vai entender esse povo !

  8. Tem que ir de madrugada sim infelizmente se não não consegui pegar a passagem tenho três anos nessa caminhada .vou todos os meses e todos os meses tenho q ir de três horas da manhã.

  9. Isso so´mostra que o Prefeito não fiscaliza o atendimento prestado a população da Cidade, só quem precisa e mora mais longe do centro sabe que se não chegar de madrugada não pega senha e ainda tem um péssimo atendimento, as pessoas que estão na secretaria muitas vezes são grossas e não respeita a dor e a dificuldade do outro é uma humilhação a sra. Nidia é uma pessoa totalmente despreparada,

    A população merece respeito
    Paulo Afonso merece ser mais bem cuidada,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.