“Não é culpa da Prefeitura”, diz secretário sobre as baronesas no rio e após cabo se romper

Por REDAÇÃO / FOTOS: CARLOS ALEXANDRE (PA4.COM.BR) | 16 de Janeiro de 2019 às 17:32




 

 

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso confirmou na manhã de hoje (16), que as baronesas romperam a barreira de contenção implantada a 200 metros da margem do Balneário Prainha. O barreamento foi instalado em junho do ano passado com objetivo de impedir a longo prazo o avanço das baronesas na Orla.

 

Ainda segundo a assessoria, uma comissão composta por donos de quiosques do local esteve reunida com o prefeito Luiz de Deus, na manhã desta quarta-feira, para debater as medidas que serão tomadas para a retirada das baronesas. “O barramento, instalado pela Prefeitura, foi mais uma ação realizada em 2018 para evitar as plantas, após a retirada de 30 mil toneladas da planta.”, esclarece.

 

Para o prefeito Luiz de Deus as plantas são oriundas de outros Estados: “Mais uma vez temos esta preocupação causada pelas baronesas que chegam de outros Estados e acabam se alojando no nosso município. Foi instalado o barramento, mas pela força e quantidade das plantas se rompeu”.

 

Em reunião com quiosqueiros da Prainha na manhã de hoje (16), o prefeito reforça apoio para retirada de baronesas. Foto: Ascom/PMPA.

O prefeito disse que como providência emergencial realizará uma força-tarefa: “Estamos tomando providências para tratar o problema e, emergencialmente, vamos realizar uma força-tarefa de homens e máquinas para retirar as plantas da margem”, ressaltou o prefeito Luiz de Deus.

 

NÃO É CULPA DA PREFEITURA, DIZ SECRETÁRIO

 

Já o secretário de Meio Ambiente, Manoel Souza disse que o problema não é culpa da prefeitura, mas que o município estará tomando outras providências.

 

“Agimos conjuntamente com os donos de quiosques e estamos disponibilizando homens e máquinas para resolver o problema o mais rápido possível.  Vamos nos reunir com outras entidades como Codevasf e a Chesf para que possamos encontrar uma solução para estas baronesas que estão espalhadas no Rio São Francisco em vários lugares. Essas plantas no rio não é culpa da Prefeitura e o município não tem como resolver isso sozinho”, diz Manoel.

 

 

 







48 pensamentos em ““Não é culpa da Prefeitura”, diz secretário sobre as baronesas no rio e após cabo se romper”

  1. É verdade que não é culpa da prefeitura mais da incompetência do secretário e do seu prefeito que deixou acumular as baronesas pq logo que elas começaram se juntar era só botar um barco ou um meio mais fácil aí estariam com essa enrascada agora

    1. fala serio cadê a barreira de proteção conta outra bando de … onde esta o dinheiro que foi “investido” nas barreiras de proteção que serviço prestado para prefeitura e 50 x mais caro que o normal

    2. é culpa da prefeitura sim !!! ahhh vem de outros estados ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e pq se acumula na prainha ?? sabe-se q a planta aquatica conhecida como baronesa se alimenta de poluição… outra pergunta, a agua que passa pela Prainha é correnteza que vai para usina PAIV e novamente ela, a planta, se fixa na no bairro prainha ?? POLUIÇÃO !!! CULPA DA PREFEITURA Q N FISCALIZA A EMBASA PRONTO FALEI !!!

  2. Morte anunciada. Ainda hoje comentei sobre essa possibilidade, devido à sobrecarga no cabo. Todas as alternativas acima estão corretas, ou seja: erro grosseiro de cálculo do cabo, negligência da Prefeitura em não recolher as plantas acumuladas no cabo e arrogância do secretário Manoel, de conhecida incompetência. Por outro lado, vai rolar dinheirão de novo ,e como é “emergência “, nada de licitações pras dragas, caçambas e pessoal! Vai ser uma festa!!!

  3. Esse … é um incompetente.Luiz de Deus coloque esse cidadão na Rural o cara é fraco demais.Ta acabando com a imagem do prefeito.Quando as baronesas começaram a acumular era pra ter feito uma limpeza preventiva.Mas deixa quebrar o cabo pra tentar resolver.

  4. O cabo para contenção foi uma boa ideia, porém usaram um cabo aparentemente de alumínio, onde seria necessário um de aço. Outro erro e descaso é deixar as baronesas se acumularam, pois deveriam ser retiradas. Tudo que relatei é óbvio! Resumindo é sim responsabilidade de uma administração incompetentes e irresponsável. Que vive dando “paliativos” aos problemas do município.

  5. Se não é culpa da Prefeitura de quem é? Dá CIA, do FBI kkkk Como um secretário dá uma resposta indecente dessas. É muita incompetência!

  6. é culpa da prefeitura sim !!! ahhh vem de outros estados ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e pq se acumula na prainha ?? sabe-se q a planta aquatica conhecida como baronesa se alimenta de poluição… outra pergunta, a agua que passa pela Prainha é correnteza que vai para usina PAIV e novamente ela, a planta, se fixa na no bairro prainha ?? POLUIÇÃO !!! CULPA DA PREFEITURA Q N FISCALIZA A EMBASA PRONTO FALEI !!!

  7. Vendo esta foto do prefeito me veio de.n9vo a.pervunta que todos fazem na cidade. O que esse rapaz da … faz mesmo na prefeitura? Ele.nao tem competência nenhuma, já basta a bajulação na … e agora vive feito como nagua. Luiz tá rodeado de … e nao percebe!

  8. Interessante, vejo pessoas esbravejar e apontar erros até do que não entendem. Há mais de 6 meses a prefeitura realizou esta barreira de contenção e nenhum de vocês se manifestou acerca do problema das baronesas ou do meio adotado para conté-las. Isto significa que alguns aqui praticam a velha e odiosa política do “quanto pior melhor”, ou seja: deu certo a gente fica calado, agora se algo acontecer, mesmo sem razão ou conheicmento técnico a gente começa a “latir” para tentar denigrir a imagem das pessoas. Espero que vocês estejam cientes que algumas condutas aqui externadas são criminosas, a exemplo do crime de calúnia previsto no art. 138 e injúria prevista no art. 140, ambos do Código Penal Brasileiro. Críticas são bem vindas e devem ser feitas de forma transparente e com argumentos que tenham o mínimo de embasamento. Aqueles que se econdem por trás de um “pseudônimo” para não serem identificados, já demonstram a sua má fé e falta de hombridade.

    1. Omi, se incomode não.
      Isso faz parte do jogo do prefeito…será?
      Esta conta deveria ser cobrada da CHESF através de uma ação de ressarcimento pois represar água por muito tempo dá nisso, poluição aliada ao problema das sobras das rações das tilápias, dos escrementos das tilápias, do esgoto sem tratamento ao longo das margens do rio.

    2. Então vc caro vai ter que mandar prender muita jente é baseado nestes códigos penais vc só tá esquecendo de uma coisa o dinheiro que é gasto pra tarem fazendo essas porcarias saem do nossos bolsos… ou se faz de inguinorante

  9. A Prefeitura fez, muito bem cumprindo seu papel, parcialmente, mas convenhamos, não basta fazer, tem que cuidar, dar manutenção, estar vigilante, quando planejou, aprovou o fez, previa, sabia dessa proporção gigante a qualquer momento pelo acumulo, é para estar chegando e retirando dessa contenção, , teria que fazer essa contenção robusta para suportar o dobro dessa capacidade, já prevendo uma avalanche maior dessas baronesas, assim teríamos evitado novamente esse problema, agora quem vai pagar a conta, alguém tem que ser responsabilizado, atenção senhores vereadores fiscal do povo!!!.

  10. Quem c… mal c…, c… duas vezes, faz as coisas mal feita para gastar dois recursos, pq como se coloca um cabo no meio da ilha sem q a água tenha força suficiente para remover o mato daquele lugar? Quem iria retirar o mato daquele lugar? O que a Chesf tem a ver com tudo que acontece na cidade?

  11. Kenedy, não ocupe as páginas do site pra dizer bobagens! É claro que o cabo utilizado não foi devidamente calculado pra suportar a carga de milhares de toneladas de plantas acumuladas. Mesmo que tivesse sido, urgia recolher as plantas já acumuladas, mas parece que o secretário de meio ambiente estava esperando o Sol fazê-las evaporar…. portanto, incompetência de gestão, sim! O prefeito tem as melhores intenções, mas infelizmente se cerca de incompetentes, só pra atender pedidos de amigos que estão desempregados, por sua própria incompetência.

    1. Caro “engenheiro mecânico nascido em Paulo Afonso”,
      Inicialmente, cumpre-me informá-lo que vivemos em um Estado Democrático de Direito, dessa forma é garantido a qualquer cidadão, inclusive os chucros como você, expressar livremente os seus pensamentos. Contudo, sem que se utilizem de expedientes chulos e que respeitem o decoro e a honra alheia. No que concerne ao mérito da questão, de fato não possuo o tecnicismo de alguém que milita nesta área, no entanto acredito que você possua poderes paranormais em afirmar algo com tamanha cadência baseando-se unicamente em uma matéria jornalística. Em verdade é direito seu, em momento algum procurei discutir o mérito da questão. Não sei se o “engenheiro mecânico nascido em Paulo Afonso” observou que em momento algum fiz qualquer referência a quem quer que seja. Aconteceu que alguns comentários foram desrespeitosos e até criminosos, cabendo aqueles que o fazeram prová-los. Sugiro que você, ao invés de procurar apontar culpados, utilize-se de sua proficiência em prol da coletividade, critique, exponha suas idéias, seja mais racional e inteligente, faça “jus” ao título acadêmico que ostenta. No mais, se você sentiu-se incomodado, “engenheiro mecânico nascido em Paulo Afonso”, se a carapuça serviu-lhe, sinto muitíssimo. Aconselho um bom estudo acerca de interpretação de texto e algumas aulas de cidadania. No mais, “engenheiro mecânico nascido em Paulo Afonso”, se a intenção e colocação profissional, sugiro que procure um bom “site” de RH. Cordialmente, Kennedy José Costa

  12. Se não é culpa da prefeitura que tem a obrigação da limpeza da nossa cidade como no todo será que é culpa é nossa por eleger pessoas que só sabem sugar.., acho que sim, vivemos em uma cidade linda mas muito mal administrada. existe uma traga para fazer a limpeza, porque em vez de colocar pessoas em contato com essas plantas não procura ver a possibilidade de trazer uma para P.A., Há desculpe isso custaria muito caro não é, mas não é caro colocar em risco a saúde da população que não tem lazer e fica exposta a essa água contaminada, final os gestores da cidade não frequenta o balneário prainha cada um tem sua piscina particular. ACORDA povo em quando politica for profissão nada muda, pena!!! BRASIL MOSTRA TUA CARA.

  13. Gente, deixem a política de lado e suem o bom senso. Os lagos da barragem são de responsabilidade da Chesf, manter a qualidade da água, inclusive financiar obras de tratamento de esgotos nas cidades ribeirinhas, e ela nunca fez. Os Estados são responsáveis pelo tratamento esgoto no saneamento básico. E só uma cidade, Lagoa da Prata-MG, em toda extensão do rio São Francisco q tem 100% de esgoto tratado. Eh a CODEVASF quem tem a responsabilidade de fiscalizar e direcionar recursos nesse combate junto a Chesf. A PREFEITURA DE PAULO AFONSO só tem a responsabilidade de parte, como a limpeza e tem que manda a conta pra CHESF e EMBASA pagarem. É preciso uma completa mudança de comportamento social, respeito as leis e ao meio ambiente… Quem tiver boas ideias, enviem e quem sabe uma delas seja possível executar.

  14. Ao Senhor opinante Claudio Nunes de Alberon que se diz Eng. Mecanico. Meu caro, o senhor chegou a visualizar o projeto que foi elaborado? Como o senhor pode formar uma opinião precipitada em relação a um projeto de um “amigo” de profissão? Antes de realizar um diagnóstico se informe do que aconteceu e de como foi o projeto. São profissionais como vc que destroem a ética do mundo da engenharia, profanando fezes sem ao menos ter tomado conhecimento.

  15. o que é observado a incompetência do secretario Manoel ,o mesmo é desqualificado para ocupar esse cargo , vendo o histórico desse senhor deve se tratar de mais um aposentado para “mamar” as custas da prefeitura, assim como seus parentes, tratando-se de mais um sangue suga, tirando a vaga de jovens que encontra-se desempregado e qualificado parar exercer suas funções pertinentes. Seu Manoel com todo respeito, va curtir sua velhice, chega de ocupar a vaga de pessoas qualificadas o tempo do senhor já passou , evite cometer mais erros

    1. Lucio “ingenheiro” você deve ser um profissional …, que opina sem entender de nada. Vc deve ser um frustrado dentro de sua “profição”. Deve ser um … e provavelmente um militante político pra estar falando asneiras.

    2. Caro Lúcio Engenheiro,

      Seu despreparo é tão latente que acredito que você não deve ter nem o ensino médio. Desqualificado é você que não domina sequer o vernáculo pátrio. Vergonhosa é a maneira como você se expressa, com tantos erros de ortografia e gramática. Você é tão imbecil que não consegue ao menos manter a coesão textual em seus garranchos. Você além de asno é mentiroso! Quero que você prove, calhorda, que Manoel mantinha qualquer parente em cargo na prefeitura. Todas as medidas judiciais serão tomadas para que você prove suas alegações. Tenha o mínimo de hombridade e identifique-se! Sei que não é do seu conhecimento, Manoel da Manesa é um homem de conduta ilibada e um profissional com mais de 35 anos de engenharia. Afirmo sem medo de errar, são poucos profissionais que possuem um acervo técnico igual ao dele em Paulo Afonso. Você nunca deve ter construído nem uma casinha de “LEGO”.
      Vejo que inteligência não é o seu forte, aprenda ao menos a ser respeitoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.