28 de março de 2024

“Na política de Paulo Afonso existe um jogo fantasmagórico e verborrágico”, diz Capitão Paz

Por

www.folhasertaneja.com.br

Foto: divulgação

Por Capitão PAZ *

 

Aproxima-se as comemorações do padroeiro de nossa cidade Paulo Afonso-BA, o Santo Católico São Francisco de Assis, que foi um dos maiores exemplos de altruísmo da humanidade ao ter aos 24 anos renunciado toda a sua riqueza para se dedicar a “Senhora Pobreza”.

 

Na sua oração é dito: “e dando que se recebe, e perdoando que se é perdoado”.

 

No dia a dia, o comportamento da nossa classe política e infelizmente parte do povo, como se diz no meio militar, “passa ao largo”, bem aquém de alguma espécie de solidariedade em prol do bem-comum pregado pelo nosso padroeiro.

 

É triste, mas, muitos em nossa cidade se envolvem numa trama de um jogo fantasmagórico e verborrágico, com nuances de surrealismo, que expõe e discute o medo latente de perderem seus privilégios.

 

Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas”. (Isaías 1:23)

 

Não é preciso um esforço muito grande para refrescar a memória do povo, basta lembrar a marcha contra a taxa de 80% de esgotamento sanitário, cobrada pela Embasa. A comunidade foi convidada a acompanhar políticos naquela caminhada anunciada aos quatro ventos com fogos de artifício, para a redução da taxa para 45%. Eis que, forçado pelas circunstâncias para satisfazer alguns privilégios pessoais debandou-se a oposição e a taxa de 80% foi aprovada.

 




 

A maioria dos necessitados e desempregados dos bairros mais pobres de nossa cidade, que tinham uma conta de R$ 60,00 passaram automaticamente a pagar uma conta de R$ 108,00. Chamo atenção que os discursos políticos aqui mudam, e nunca é pelo interesse do povo, mas pelos seus próprios interesses.

 

Somos uma cidade de desempregados, nem fábrica de pipoca temos. Somente 16 mil, das 124 mil pessoas do município têm empregos formais, a maioria vive de bicos; metade recebe meio salário mínimo. O adjetivo correto usado em discursos é crueldade e não solidariedade o que estão fazendo contra os pauloafonsinos mais carentes.

 

Muitos mandatários políticos de nossa cidade chamam um ao outro de ladrão, em alto e bom tom para todo povo ouvir, mas, num momento seguinte próximos às eleições estão todos juntos, rindo daqueles que tem memória curta e preparando seu asqueroso novo projeto de poder.

 

É incrível como Rui Barbosa continua tão imortal ao ter citado a célebre frase: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

 

A corrupção no Brasil remonta ao período colonial e a uma cultura de exploração. Padre Antônio Vieira, no sermão do bom ladrão, já dizia que os governantes não vinham de Portugal com o propósito de alcançar nosso bem, mas sim de alcançar nossos bens. Mas, acredito que nosso passado influencia, mas não determina, quem somos. Mais do que isso, acredito que podemos escolher quem queremos ser e que o queremos ter.

 

Concluo deixando para reflexão três frases desse maravilhoso cristão que foi São Francisco de Assis para aqueles que amam Paulo Afonso, assim como eu:

 

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”

 

“O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez sem vinho e vida sem morte.”

 

“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”

 

*Láercio Paz, o Capitão Paz, é pauloafonsino, ex-aluno do COLEPA e é Capitão da Reserva do Exército Brasileiro. É também Bacharel em Direito e pos-graduado em Direito Administrativo e Direito Penal.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 29

  1. Adri says:

    É desse jeito mesmo Capitão Paz. Nossa cidade já era pra estar em um nível bem avançado. Mas infelizmente só regresso. Políticos que só pensam em si e nos seus. Infelizmente

    • francisco says:

      Por que vocês como bossominios não foram as ruas protestar contra a taxa da EMBASA, contra o maior salario da Bahia que recebe o prefeito e seu vice ? agora aparecem como marias arrependidas de ter colocado no poder um presidente desmiolado, onde quem manda sao os filhos que estao sendo acusados de envolvimentos com as milicias. Se estao com dor de cabeça passem na POLICLINICA inaugurada pelo Rui costa do PT e se a dor se agravar esperem que em novembro o rui volta para inaugurar uma moderna UTI a contra gosto do atual prefeito que tem formacao em medicina mas sempre foi contra a criacao de uma UTI NA CIDADE..

      • Adri says:

        Explique ai petista doente o que tem de tão bom nessa policlinica que vc defende tanto. Será que ao invés de gastar tanto em uma estrutura como aquela não seria interessante aumentar o número de médicos especialistas nos hospitais e postos médicos? Já que só tem reclamações da demora pra conseguir um exame e atendimento? Será que vai adiantar mais uma unidade médica se não der conta da quantidade de pedidos? Me fale ai como resolver a vida de tantas pessoas precisando de exames e médicos com urgência?
        E vá pesquisar que nossa Bahia não está esses ouro não com Rui Costa. Nem em saúde, educação e segurança.

    • SOL says:

      O pior é que eles usam domínio as custas dos bonecos de cordeis infiltrados nas comunidades da igreja,sociedade como um todo,dos órgãos públicos e privados de saúde ,ambiente, educação e por aí vai,pra direcionar em beneficios eleitoreiros. Esse cordel da podridão precisa ter um fim!

  2. Roberto says:

    Tá registrada a sua fala. Mas e o teu presidente, cara pálida? Um idiota que está acabando com a economia nacional. Vendendo ou entregando nossas riquezas para as empresas internacionais, acochando os trabalhadores com uma reforma trabalhistA e sacaneando com os aposentados com a famigerada reforma da previdência. Além do fato de fazer os brasileiros passarem vergonha com as merdas que fala e as atitudes de ogro que toma. Sem falar nas práticas corruptas que tanto condrnou na campanhs eleitoral e que hoje mistrs a sua face nada republicana. Olhar o próprio rabo é salutar, em vrz de olhar o rabo dos outros. Estamos faz oito meses com um governo destrambelhado, que só gaz besteira

  3. Kenya says:

    Sábias palavras Capitão Paz, tiro meu chapéu pra o senhor, mas o povo pauloafonsino têm o gestor que merece, continuamos padecendo sem emprego, sem UTI

  4. Cidadã says:

    Seria um sonho se a população buscasse sair da ignorância em que é direcionada. Busquem informação sobre o Governo dessa cidade!O atual prefeito tem milhões declarados em bens. Abram os olhos e escolham algo NOVO! Chega de vereadores se reelegendo! Chega dos mesmos candidatos cara de pau!

  5. Só observo says:

    Infelizmente perdi a esperança em militares quanto políticos. A chance era Bolsonaro, mas este, não corresponde aos anseios da população brasileira. Só trocarmos uma bagunça por outra!

    • Adri says:

      A chance ainda está sendo Bolsonaro. Ainda é cedo para perder esperança. Pois são apenas 8 meses de governo tentando e lutando contra corruptos que ficam atrasando os planos. Pense ai como não está sendo fácil combater um grupo que não deixa aprovar os projetos. Acabar com toda corrupção não vai ser tarefa fácil. Mas graças a Deus muita coisa já começou a mudar e melhorar. Só o fato dele não ser corrupto já tem correspondido muito os anseios do povo. O resto está sendo resolvido.

  6. bolsonariano says:

    #capitaopaz2020

  7. Eu says:

    Falou certíssimo. Concordo.

  8. Confúcio says:

    Médicos e fazendeiros,muito sedutor ser político não acha? Está na hora de um administrador voltado ao progresso e geração de emprego ser o futuro prefeito? Chega de DEUSES ! Precisamos evoluir imediatamente.

  9. Justiceiro says:

    Parabéns capitão precisamos de pessoas como vc

  10. Anônimo says:

    Parabéns capi paz eu tmb tiro meu chapéu pro senhor até que em fim um homem de corajem e com visão da corrupção que rola em Paulo Afonso Ba. Que teve a coragem de vim a público expor uma matéria como essa. O senhor fez o que eu gostaria de fazer mas infelizmente sou cego .surdo .mudo e invisível. Zenalvo Leandro

  11. ACREDITAR EM MILAGRE says:

    BOM VER QUE RELIGIÃO NÃO É BRINCADEIRA.E QUEM ESCREVEU NÃO FOI UM COM 80 MILHÕES QUERENDO FAZER SEU PÉ DE MEIA PRA QUE SUA FAMÍLIA FIQUE EM BOAS CONDIÇÕES FINANCEIRA. BONITO TEXTO! MAS ÚLTIMA VEZ EM QUE VI UM POLÍTICO FALAR PALAVRAS BÍBLICA EM UM PALANQUE FOI O PIOR PREFEITO DE PAULO AFONSO. UMA COISA VOCÊ ESTA CERTO. SE O POVO SE AGARRAR COM FÉ NESSA PESSOA QUE ESCREVEU SÓ VERDADES ESTAREMOS SALVO DE TANTA MALDADE EM VENTADA PELO HOMEM.

  12. Cl says:

    Verdade concordo c vc

  13. Jonaseletromecanica@hotmail says:

    Verdade …

  14. Bruno L C Silva says:

    Excelente. E, por ser a expressão máxima da verdade: concordo, corroboro, atentico, assino embaixo e dou fé.

  15. Bruno L C Silva says:

    Impossível ir de encontro a expressão máxima da verdade. Por isso: concordo, corroboro, autentico, assino embaixo e dou fé.

  16. Pedro chances says:

    Capitão Paz se contenta com a caserna, lá há corrupção também, fale isso, seu presidento é terrível.

  17. Marluce Soares Ferreira says:

    A minha esperança é que esse jogo dos deuses em Paulo Afonso tenha fim na próxima eleição!

  18. Anônimo says:

    Capitão!faço minha as suas palavras,e de pessoas assim que nossa cidade precisa.

  19. adoniram barboza de carvalho bolsonaro da silva says:

    esses políticos medíocres ficam colocando Deus como válvula de escape, lembrem-se que Deus não se mete nessas coisas. Isso é conversa de falsos moralistas.

    • Observando says:

      Sem Deus não somos nada. Deus pede pra orar pelos nossos governantes pelo bem da nação. Um bom governante deve buscar sabedoria em Deus sim. Se usam palavras da Bíblia e não cumprem, problema deles. Precisamos de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Isso é fato

  20. TOCA E ENTOCA says:

    Tal qual meu capitão Bozo.
    Vamos para 5 de outubro de 2020.

  21. Viana Filho says:

    bora mudar. por que 6 é a mesma coisa que meia dúzia

  22. Débora says:

    Capitão Paz 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!