Morre aos 87 anos, professor Carlos Formigli, ex-diretor do Colepa

Ele foi diretor do COLEPA de 1973 a 1991 e foi fundador do Lions Clube de Paulo Afonso (10/01/1975)

Todas as fotos foram na XV Convenção do Lions Clube em Paulo Afonso em Abril de 2014 (Foto: Antônio Galdino)



 

 

Faleceu na tarde desta sexta-feira, 07 de Junho, em Salvador, o ex-diretor do Colégio Paulo Afonso – COLEPA, e fundador do Lions Clube Paulo Afonso, Professor Manoel Carlos Formigli Souza, aos 87 anos.

 

No começo desta semana, ele passou por uma cirurgia e chegou a ter alta e voltar para casa mas não estava se sentindo bem e voltou ao hospital. Na manhã desta sexta-feira, um dos seus grandes amigos em Paulo Afonso, O advogado José Fernandes Neto conversou com a esposa do Professor Carlos Formigli, a também Professora Maria Amélia que informou ser crítico o estado de saúde do Professor Formigli e, poucas horas depois ele faleceu.

 

Carlos Formigli nasceu na cidade de Amargosa/BA em 25 de Março de 1932. Formou-se em Filosofia pelo Seminário Central Salvador/BA, (1950/1952) e pela Pontifícia Academia Romana de Santo Tomás de Aquino – Universidade Gregoriana – Roma/Itália (1953/1955), onde também se formou em Teologia (1952/1956).

 

Fez Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, com a Monografia- Le Tiers-Monde Sous le Signe de la Transformation, na Faculdades Católicas de Litle/França (1970/1972).

 

Exerceu o Ministério Sacerdotal em Amargosa/BA, de 1957 a 1970. Ali também exerceu o Magistério de 1957/1970 e de 1972/1973, sendo também vice-diretor do Colégio Estadual de Amargosa nos anos de 1960/1970 e de 1972/1973.

 




 

Em 1973 mudou-se para Paulo Afonso e passou a ser o Chefe da Divisão Regional de Ensino da Chesf, o COLEPA, de 1973 a 1991.

 

Em 1991 deixou essa empresa hidrelétrica e mudou-se para Salvador onde foi nomeado como Diretor Geral da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), atuando de 1991 a 2007.

 

Nos anos de 2007 e 2008, assumiu a Coordenação Geral da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em Brasília/DF.

 




 

Carlos Formigli teve uma intensa vida dedicada ao Lions Clube. Foi o fundador do Lions Clube de Amargosa em 12/06/1966 e Lions Clube de Paulo Afonso, em 10/01/1975 onde exerceu, a nível de Clube, todos os cargos diretores e também vários cargos a nível de Distrito.

 

Recebeu a condecoração de Ordem do Mérito da Babia, no grau de Comendador, em 27/03/1998.

 

É autor dos livros Momentos – ao longo do caminho, publicação do ano de 2012, onde relata passagens de sua vida ao lado da companheira de todos os anos, sua esposa Maria Amélia e em 2014, a 2ª edição do seu livro Pensando o Lions – Nossa identidade depende das nossas escolhas, cuja primeira edição foi no ano de 1991.

 




 

Esta 2ª edição de Pensando o Lions, teve a apresentação de José Fernandes Neto que estava no exercício do seu mandato como Governador do Distrito LA-2 (2013/2014). O livro foi lançado na Convenção do Lions realizado em Paulo Afonso em Abril de 2014, reunindo mais de 500 leões e domadoras dos Lions Clubes da Bahia.

 

Muitos pesarosos, Adeilda Xavier e José Fernandes Neto falaram deste amigo de tantos anos.

 

“É uma grande perda para o Lions e especialmente para nós do Lions de Paulo Afonso que convivemos com ele e Maria Amélia durante tantos anos”, disse Adeilda.

 

Professor Carlos Formigli no I Encontro de Ex-alunos do COLEPA, em 2008.



 

José Fernandes lamentou a “grande perda deste ser humano, companheiro do Lions, professor de leonismo de todos nós. Nunca poderemos esquecer que foi ele o fundador do Lions Clube de Paulo Afonso e nele exerceu todos os cargos, assim como foi em Amargosa, sua terra natal, onde ele foi o primeiro presidente do Lions Clube que ele também fundou ali. Acredito que o nosso presidente Jurandir Vieira estará expedindo uma Moção de Pesar por tão grande perda. Que Deus conforte sua esposa Maria Amélia, seus filhos e familiares”, disse José Fernandes Neto.

 

Tivemos a informação que muitos pauloafonsinos estão indo para o sepultamento do Professor Carlos Formigli. Informa o Dr. José Fernandes Neto que neste sábado, dia 08/6, haverá uma missa de corpo presente, às 15 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas e às 16 horas será o sepultamento.







7 pensamentos em “Morre aos 87 anos, professor Carlos Formigli, ex-diretor do Colepa”

  1. Tive a honra de estudar no Colepa quando ele era o diretor de lá, e também de ser amigo de seu filho Luiz. Homem culto, educado. Foi muito importante na educação de toda uma geração de paulafonsinos. Que Deus conforte sua família.

    1. Nós ex seminaristas de Amargosa tivemos o privilégio de conviver o então Pé.Carlos Formigli como orientador espiritual e professor de francês.Perdemos um companheiro e irmão na terra, mas o céu ganhou um Serafim . Carlos Firmigli:Presente!!!

  2. Grande homem e em todos os cargos publicos que passou, exerceu com maestría . Deus conforte o coracao da familia e sentiremos muita falta, pois a humanidade esta carente de homens deste nipe.

    Missáo cumprida professor Formigli e obrigado pelo espelho que foste para seus eternos ALUNOS

    Deus te receba e te coloque em um lugar especial

  3. Grande MESTRE DE um olhar ávido e ao mesmo tempo passava uma calma impressionante, esguio, porém, forte e decisivo, clássico, diplomatico, perspicaz e categórico. Um verdadeiro gentliman de civilização européia. Eu era um adolescente, porém, o obserrava e me espelhava no seu modus vivenduse. O PARAÍSO É FORMADO POR PESSOAS QUE NÃO COSPEM NO CHÃO E SÃO SEMPRE CORTESES. OBRIGADO PELA SUA LIÇÃO DE VIDA.

  4. Tive a honra de ser o seu vice presidente do Lions Clube de Paulo Afonso. Um homem culto de formação religiosa aprimorada, que sempre trabalhou em busca de mundo melhor. Partiu para Oriente Eterno pra ficar ao lado de DEUS. Minhas condolências aos seus familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.