Ex-presidente Lula deixa a prisão da PF em Curitiba

Por COM G1 | 8 de novembro de 2019 às 18:04

Lula deixou a carceragem da PF nesta sexta-feira (8), após decisão do STF de derrubar prisão em segunda instância — Foto: Giuliano Gomes/PR Press



 

 

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a prisão em Curitiba após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8). Lula saiu da Superintendência da Polícia Federal (PF) por volta das 17h40.

 

 

Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade.

 

Nesta quinta-feira (7), por 6 votos a 5, o STF decidiu derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento que vinha sendo adotado desde 2016.

 

A maioria dos ministros entendeu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.

 

Ex-presidente recebeu abraços ao deixar a sede da Polícia Federal, em Curitiba, nesta sexta-feira (8) — Foto: Giuliano Gomes/PR Press



Período de Lula na prisão
Lula ficou preso em uma sala especial – garantia prevista em lei – de 15 metros quadrados que fica no 4º andar do prédio da PF em Curitiba. O local tem cama, mesa e banheiro de uso pessoal. A Justiça autorizou que o ex-presidente tivesse uma esteira ergométrica na sala.

 

O ex-presidente tinha os requisitos necessários para progredir para o regime semiaberto. A progressão é permitida a quem já cumpriu 1/6 da pena – no caso de Lula, a marca foi atingida em 29 de setembro deste ano e, segundo o Ministério Público, também leva em conta outros aspectos, como bom comportamento.

 

A defesa de Lula, porém, disse ser contra o ex-presidente passar para o regime semiaberto, porque espera a absolvição.

 

Ex-presidente ficou preso um ano e 7 meses e saiu da prisão, em Curitiba, nesta sexta-feira (8) — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

No semiaberto, o condenado tem direito a deixar a prisão durante o dia para trabalhar. A progressão, no entanto, ainda não tinha sido analisada pela juíza.

 

Durante o período na prisão, Lula deixou a sede da PF em duas ocasiões: para ir ao interrogatório no caso do sítio de Atibaia, que ocorreu em novembro de 2018, e ao velório do neto Arthur Lula da Silva, de 7 anos, em São Bernardo do Campo (SP), em março deste ano.

Em janeiro, Lula não havia tido a mesma autorização da Justiça para ir ao funeral do irmão Genival Inácio da Silva, de 79 anos, conhecido como Vavá.







20 pensamentos em “Ex-presidente Lula deixa a prisão da PF em Curitiba”

    1. Lula só provou o quanto é corrupto forçando uma saída sem provar inocência. Que coisa ridícula. Agora por causa dele milhares de criminosos também poderão sair. É o efeito Lula Livre. O líder e seus companheiros saindo sem pagar o que deve. Mas da justiça divina ninguém escapa.
      Lula ainda é um condenado. Mesmo que solto é o maior corrupto da história

      1. Porque te incomoda tanto o Lula livre?

        Porque o Aécio livre não te incomoda?
        Porque o Queiroz livre não te incomoda?
        Porque o Michel Temer não te incomoda?
        Porque a reforma da previdência onde o mais pobre é que se lascou não te incomoda?
        Porque a venda da Petrobras não te incomoda?
        Porque a morte da Mariela não te incomoda?
        Porque a falta de emprego não te incomoda?
        Porque a melicia digital não te incomoda?

  1. Lula livre. O melhor presidente da historia desse país. Enquanto isso o Brasil sendo governado por uma melicia que só pensa no interesse de.sua família. Aprovando uma reforma da previdência, trabalhista para afundar o país

  2. Ele pode até ter roubado, mais também ajudou os pobres a ter seu emprego, seu carro ,sua casa.Pior é esse vagabundo que está aí agora, que rouba para ele e para a família, tira o pouco que os pobres conseguiram,e ainda quer dar lição de moral aos outros.

  3. É uma vergonha. A desmoralização institucional é notória. Neste caso, o crime compensa. E mais, estão querendo voltar, para para assaltar o Brasil, novamente. O dinheiro que este pilantra roubou é o dinheiro que falta, nos hospitais e nas escolas.

    1. Eita Lantyer como a paixão é grande …

      Queria ver esse amor todo com Aécio solto;

      Michel Temer solto;

      Com a morte de Mariela sem solução;

      Com o Queiroz solto;

      Com essa bela reforma da previdência;

      Com o óleo no mar;

      Com o desemprego;

      Com a… digital;

      Com a venda da Petrobras;

      Mas esqueci que vc não tem outra resposta a não ser colocar a desculpa no PT.

  4. Ele não foi inocentado, ele foi solto, ele ainda irá responder pelos seus crimes
    Eu achava que iria ter umas dez mil pessoas aguardando ele lá fora.
    Agora vamos esperar o senado votar a PEC e ver lula dinovo preso só que dessa vez definitivo,
    E com isso Bolsonaro ganhará mais força.
    Chega de PT
    Chega de ditadura venezuelana
    Chega de Cuba
    Chega dessa ideologia satanica

  5. INCRIVEL COMO PARTE DO BRASILEIRO EXPRESSA SUA CAPACIDADE DE COMPACTUAR COM CORRUPTOS,LADRÕES E BANDIDOS. ESTOU DESOLADO E DECEPCIONADO COM O STF E COM UM CERTO DE POVO QUE DEFENDEM O ERRADO E CONDENA O CERTO. NOSSO PAÍS PRECISA SER PASSADO A LIMPO. ESSE LADRÃO VAI VOLTAR PRA CADEIA,NÃO TENHO DÚVIDAS. O BOM BRASILEIRO É QUE DEVE FICAR LIVRE. LIVRE DESSAS PRAGAS PEÇONHENTAS.

  6. Isso nos faz pensar que precisamos de educação para que possamos expressar nossas idéias sem tantos erros de português, essa é a proposta do governo de esquerda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.