29 de março de 2024

Lama da barragem de Brumadinho contamina Rio São Francisco

Por

MINAS GERAIS - Vinicius Rangel, da Record TV Minas/Portal R7

Medição mostra que transparência está seis vezes acima do permitido. Divulgação / SOS Mata Atlântica



 

 

Após decretar a morte do rio Paraopeba, por causa da lama que desceu da Barragem da Vale, em Brumadinho, na Grande BH, a Fundação SOS Mata Atlântica alerta para a contaminação do rio São Francisco.

 

Um levantamento feito, entre os dias 8 e 14 de março, comprovou que contaminantes mais finos estão passando pela barreira da hidrelétrica de Retiro Baixo, em Felixlândia (a 193 km de BH), e seguem descendo até a represa de Três Marias (a 271 km de BH), que deságua no Velho Chico.

 

O estudo, segundo o biólogo e educador da fundação Tiago Félix, tem o objetivo de esclarecer as dúvidas da população.

 

— Diversos setores da sociedade nos perguntavam sobre o rio São Francisco. Diante dos questionamentos, decidimos analisar o impacto na região para informar a sociedade.




 

 

Segundo os dados, nove dos 12 pontos analisados entre Felixlândia e Pompéu, no ponto onde o Rio Paraopeba deságua no Rio São Francisco, já estão com água imprópria para o consumo da população.

 

Em alguns pontos, a falta de transparência da água, chamada de turbidez, está até seis vezes maior do que o permitido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente. Metais como ferro, manganês, cromo e cobre também apresentam concentração acima do permitido pela legislação.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 9

  1. QUEM FOI QUE LHE DISSE "BERENICE" says:

    Nem sei se correto, deveria dar uma descarga rápida em TRÊS Marias para esvaziar o máximo possível para então acumular parte dos rejeitos vindos de Brumadinho.
    Iria amenizar os impactos ambientais para o restante do rio.

  2. Nativo OBSERVADOR says:

    E o que será feito com a VALE, diante desse CRIME AMBIENTAL e SOCIAL?
    Alguém sabe?

    • francisco says:

      Nada será feito porque o governo federal já avisou que a vale é a joia rara do Brasil todp minério vai para china, estados unidos japao e canada, rendem uma fortuna em dinheiro.

  3. adauto correa da silva says:

    eu sei ! nada nada nada,

    • Bahia says:

      Verdade sr Adalto. O Brasil e um país podre de ladrões engravatados.que são comprados por dinheiro. E não vai dar em nada. Simplismente isso.

  4. VERA says:

    O mesmo que está sendo feito por Brumadinho , absolutamente nada, por que por que Brasileiro costuma ver a própria desgraça sentado e achando o máximo.

  5. Anônimo says:

    E até onde fica imprópria? Aqui no Nordeste como fica a situação? Será que tem riscos? Porque se ficar…o que será das pessoas? Que triste tudo isso 😢 e alguém sabe como as pessoas estão vivendo sem poder usar essa água?

  6. Paulo Henrique says:

    Mas isso não pode ficar assim não! A Vale tem de ser responsabilizada por mais essa consequência de seus atos, proporcionalmente aos danos. Ora essa, é só provocar o MP .

  7. Adagilson says:

    Oque seria do nordeste sem o rio?isso é terrível😢o que sera do nordestino!unica fonte para matar a sede do povo.😭😭

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!