Jean Roubert apresenta PL em homenagem a ‘Periperi’, um dos maiores desportistas de Paulo Afonso



 

 

Apresentado em Sessão Ordinária nessa segunda-feira, 12/08, Projeto de Lei n° 50/2019, de autoria do vereador Jean Roubert, denominando de Vila Olímpica Hamilton Ferreira Leal (Periperi), o Centro de Iniciação Esportiva – CIE, localizada no Bairro Cleriston Andrade, ao lado do Parque de Exposições. O PL segue agora para tramitação.

 

Amilton Ferreira Leal, Periperi, faleceu em março desse ano, aos 92 anos, deixando uma linda história de amor com Paulo Afonso e com o futebol.

 

Natural de Salvador, era torcedor do Galícia até que no começo dos anos de 1950, ele jovem goleiro, foi convidado para jogar no Vitória e ali destacou-se. Dentre as muitas vitórias com a camisa rubro-negra veio o título de campeão baiano de 1953. Mas, logo, passou a jogar pelo Fluminense de Feira de Santana e, depois, no Botafogo do Rio de Janeiro.

 

Periperi teve o momento áureo da sua carreira quando vestiu a camisa da Seleção Brasileira de Futebol em dois jogos realizados no Chile, contra a seleção chilena.

 

A alegria de seu Peri ao conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas de Paulo Afonso no ano de 2016. Foto: Arquivo pessoal.

Há mais de 59 anos que Periperi veio morar em Paulo Afonso e aqui chegou a convite da Chesf para cuidar da Seleção de Paulo Afonso. Colaborou muito tempo para o desporto da cidade. Ingressou na empresa como escrevente, depois virou auxiliar de escritório, foi professor de educação física, auxiliar de enfermagem e se aposentou coordenando a equipe de mergulho da estatal.

 

Pelos relevantes serviços prestados a Paulo Afonso, notadamente ao futebol local, há muito tempo que recebeu das mãos do vereador Pedro Macário Neto, hoje presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o título de Cidadão de Paulo Afonso aprovado pela unanimidade dos vereadores daquele Poder Legislativo.

 

 

6 pensamentos em “Jean Roubert apresenta PL em homenagem a ‘Periperi’, um dos maiores desportistas de Paulo Afonso”

  1. Maravilha de homenagem prestada ao maior nome do nosso desporto, teria que realmente ser em uma área de esportes, pois aqui veio através e por causa dele.So lembrando que Peri jogou no Fluminense de Feira de Santana ,como diz o texto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.