19 de abril de 2024

INSS acaba com o atendimento presencial nas agências da previdência

Por

Luiz Brito DRT/BA 3.913




 

 

Um ano após o início do programa do INSS que autoriza instituições públicas e privadas a receberem pedidos de benefícios no estado da Bahia. milhares de potenciais beneficiários podem requisitar aposentadorias diretamente às empresas em que trabalham, sindicatos e entidades aos quais são associados e prefeituras.

 

Os acordos de cooperação técnica com entidades fazem parte do INSS Digital, como é chamada a estratégia de modernização do órgão.

 

Na prática, os documentos dos segurados são enviados pela internet ao instituto. É quase a mesma tecnologia que permite a requisição de benefícios pelo site meu.inss.gov.br, também parte do INSS Digital.

 

O atendimento a distância permitido pela digitalização é declaradamente a principal aposta do INSS para melhorar o serviço à população.

 

Os pedidos de benefícios e demais serviços da Previdência serão realizados a distância informou o INSS.

 

A mudança acaba com os agendamentos para o atendimento posterior nas agências da Previdência, o órgão terá todos os 90 tipos de requerimentos disponíveis exclusivamente pela internet ou por telefone, acabando com os agendamentos e atendimentos presenciais na agência.

 

Isso permitirá que o INSS fique dispensado de realizar milhares de atendimentos. Há a expectativa de que o INSS consiga liberar mais funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados.

 

O tempo médio de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de nove meses atualmente, conforme dados fornecidos pelo instituto.




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 6

  1. Sandes says:

    Um ano que espero uma resposta, e nada. Parabéns governo.

  2. Destrambelhado says:

    Agora é que vai ficar difícil alguém se aposentar.

  3. Gerial ferrazes says:

    Sandes, se tem um ano que você deu entrada na aposentadoria e até agora não recebeu nenhuma resposta, acredito que você tem que culpar o governo anterior, PT e Dilma. Talvez tenham pegos seus documentos e dado entrada de mentirinhas .

  4. Pauloafonsina says:

    Não vai melhorar atendimento tirando as filas presenciais e implantando sistema digital, se não tem servidor suficiente. Só para mascarar o problemas e dar falsa impressão que melhorou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!