20 de abril de 2024

Insegurança para pedestres e ciclistas na Ponte da Ilha de Paulo Afonso preocupa especialistas em Segurança do Trabalho

Por

ANTÔNIO GALDINO (www.folhasertaneja.com.br)




 

 

Circulam nas redes sociais as preocupações de especialistas em Segurança do Trabalho sobre os riscos sérios que correm os pedestres e os ciclistas que transitam diariamente pela ponte da entrada da Ilha de Paulo Afonso.

 

Um dos alertas mais fortes partiu do experiente Técnico em Segurança do Trabalho, Manoel Reis, ex-aluno do Colepa, em postagens nos grupos de WhatsApp Amigos do Colepa e Colepanos Desfile.

 

Asseguram esses estudiosos da segurança das pessoas que “a ponte ao ser construída, pelo que se se observa hoje, destinava-se apenas ao trânsito de veículos que, naquele tempo, ainda nos anos de 1970 era bem pouco em Paulo Afonso. Ocorre que, com o passar dos anos e o surgimento de muitos bairros e até a construção do aeroporto de Paulo Afonso fora da área onde está a ilha, aumentou muitas vezes o fluxo de veículos e como a ponte é o único caminho livre de saída da Ilha, é muito grande o número de pedestres, ciclistas, carroças de tração animal que também trafegam por ela em condição de muita insegurança”.

 

De fato, quanto a ponte foi construída pela Chesf para construção do Canal da Usina Paulo Afonso 4, praticamente a cidade se resumia à área que hoje está na Ilha de Paulo Afonso.

 

(Foto: Antônio Galdino)



 

O hoje gigantesco Bairro Tancredo Neves foi iniciado quando a Chesf ali fez um loteamento para abrigar 5 ou 6 famílias que moravam no local onde hoje passa o Canal de PA4 e, na época houve inclusive a intervenção dos padres Alcides, Lourenço e o ainda Padre Mário Zanetta para que o então loteamento Mulungu não fosse apenas uma favela esquecida. Hoje o Mulungu, que passou a se chamar Bairro Tancredo Neves por uma decisão do Prefeito José Ivaldo, tem uma população estimada em mais de 45 mil habitantes. E novos bairros surgiram depois da Ilha de Paulo Afonso.

 

A localização da nova cidade de Glória, bem próxima de Paulo Afonso e também a existência do aeroporto fizeram com que houve um aumento muito grande do fluxo de veículos, pedestres, ciclistas e carroças de tração animal pela única ponte de acesso à Ilha de Paulo Afonso.

 

Considere-se também que é na Ilha que se concentram as universidades, grande número de colégios, a sede da Chesf com seus muitos escritórios, o Hospital da Chesf, grande comércio, muitos postos de gasolina, a feira livre, a 1ª Cia de Infantaria, grande número de igrejas católicas, inclusive a catedral da Diocese e evangélicas, dezenas de clínicas médicas, clubes sociais e todos os órgãos de atendimento ao público com Prefeitura e suas várias secretarias, Câmara de Vereadores, Forum, DEAM, OAB e muitos outros.

 

(Foto: Antônio Galdino)
(Foto: Antônio Galdino)



 

Bem próximo à ponte, na Ilha de Paulo Afonso estão vários colégios públicos como o Polivalente, o Colégio Luiz Educado, o Cetepi-I além de outros grandes colégios particulares.

 

O trânsito é mesmo muito intenso, de carros e de motos, muitas motos, e observa-se que muitos ciclistas preferem ir empurrando suas bicicletas enquanto passam pela ponte, o que já revela insegurança. Observem a altura do muro de proteção em relação ao corpo da pessoa.

 

O que tem surpreendido a todos, de forma negativa, claro, é como tem havido promessas de melhoria da ponte, de construção de uma segunda ponte.

 

Ainda na gestão do prefeito Raimundo Caires esse problema foi detectado e houve a opção de se construir uma espécie de passarela nos lados da ponte. Mas o projeto foi condenado por especialistas porque, segundo eles, poderia trazer danos maiores à estrutura da ponte e as ferragens que chegaram a ser colocadas ainda estão ali, enferrujando com a ação do tempo.

 

(Foto: Antônio Galdino)

Em dezembro de 2009, o Prefeito Anilton Bastos, acompanhado com o Deputado Federal José Carlos Aleluia, o Deputado Estadual Luiz de Deus estiveram, também acompanhados da Secretária de Planejamento Patrícia Alcântara e do Assessor de Comunicação e Diretor de Turismo Antônio Galdino, em audiência com o então presidente da Chesf, Dilton da Conti, no Recife e levaram para pedir apoio à Chesf projetos de revitalização dos lagos da Chesf, de interesse para o turismo e melhorias na ponte da Ilha de Paulo Afonso, construída pela Chesf na década de 1970.

 

O presidente da Chesf recebeu a todos friamente e prometeu analisar os pedidos. Até hoje, nada.

 

Anilton também esteve com o mesmo propósito pedindo o apoio do então Ministro das Cidades, Mário Negromonte, em seu gabinete em Brasília.

 

Há alguns anos, o Governador Rui Costa, da Bahia, chegou a anunciar que teria sido aberta uma licitação para a criação do projeto de uma segunda ponte em Paulo Afonso e que ela logo seria construída.

 

Paulo Afonso está à beira do caos nessa área. Tem-se conhecimento que a capacidade de trânsito na ponte do Canal de PA4 é mais que o dobro do considerado normal e nada se vai fazer?

 

(Foto: Antônio Galdino)



 

Segundo os especialistas que denunciam esse perigo e essa necessidade extrema de uma nova ponte e da construção de corrimãos e aumento do muro de proteção lateral, que hoje tem pouco mais de meio metro, já aconteceram quedas de pessoas, o que pode acontecer a qualquer momento, tanto pelo intenso fluxo de veículos como por uma tontura, um simples desequilíbrio na disputa de espaços com as bicicletas e carroças de tração animal.

 

A prefeitura tem anunciado uma queda violenta na receita e até já suspendeu a licitação para a construção da ciclovia que daria mais segurança a centenas de ciclistas que todos os dias saem do BTN para trabalhar em Paulo Afonso.

 

Espera-se que haja uma solução urgente para esse problema sério de mobilidade urbana em Paulo Afonso. Venha ela de onde vier: do governo da Bahia, do governo federal, das emendas dos deputados que levam os votos de Paulo Afonso que tem mais de 120 mil habitantes e mais de 80 mil eleitores, para que tanto os moradores dos vários bairros e da Ilha se sintam seguros como para oferecer a tranquilidade que os turistas que chegam para apreciar as belezas da cidade precisam.







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COMENTÁRIOS

Comentários 12

  1. Thiago says:

    Isto é incrível! Perceberam isso agora?

    • Eu says:

      Entendo sua revolta, pois é a mesma minha. Porém, antes tarde do que nunca ne

    • francisco says:

      A unica coisa que presta em Paulo Afonso é o recolhimento do lixo, pois o caminhão passa tres vezes na semana nunca falharam um dia, os garis sao educados e fazem um exelente trabalho. Nota 10 Todo final de ano fasso questao de esperar-los em minha porta para agradecer pelo servico desejar um feliz natal e devolver o envelope com uma graninha para eles..
      Parabens a todos que fazem o trabalho de recolhimento do lixo em Paulo Afonso voces sao os caras…………

  2. Elio says:

    Tem que uma ação educativa, motoristas e motociclistas fazem ultrapassagens em cima da ponte, colocando em risco a segurança de quem utiliza a ponte.
    Lembrando, que o dinheiro arrecadado com multa de trânsito, deve ser investido em educação no trânsito.
    Coisa que o município de Paulo Afonso não está demonstrando oque faz com o dinheiro arrecadado com multas de trânsito. Fica a dica para algum vereador cobrar através de requerimento ou ação de prestação de contas através da justiça.

  3. LINO says:

    VERDADEIRAMENTE ,É A REALIDADE NA NOSSA CIDADE. CIDADE TÃO RICA TÃO BONITA. SE JUNTASSEM O DINHEIRO INVESTIDO EM PRAÇAS , ASFALTAMENTO, DARIA PARA CONSTRUIR VÁRIAS PONTES.
    TODAS AS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO SÃO BEM VINDAS. POREM A NECESSIDADE DA PONTE E DA CICLOVIA É EMERGENCIAL.

  4. Priscila says:

    Além de tudo isso que foi descrito nessa reportagem, temos situações ainda mais delicadas, como os rachões ao longo da ponte. E se reparar bem ela está se abrindo em cada ponta, porém isso está encoberto pela camada de asfalto que foi colocada . Eu passo nessa ponte todos as dias e sinto na pele os riscos. São crianças, idosos…
    Será que essa situação vai mudar quando, quando uma tragedia acontecer, como tem acontecido com as barragens da VALE.

  5. PAULA LIMA says:

    SERÁ QUE NÃO TIVERAM A IDEIA DE FAZER UMA PASSARELA INDEPENDENTE DA PONTE ????PRIORIDADE EM COISAS SÉRIAS ISSO É RELEVANTE !!

  6. KATANA A ESPADA NINJA. says:

    Que tal alguém dos grandes tentar passar pela ponte no horário de pico, a pé.

    Secretários, apaniguados, vão levar um grande empurrão ou para o rio ou para a faixa exclusiva de veículos.
    Se aventure.

  7. Cidadão says:

    É uma VERGONHA nessa ponte , nunca foi segura para pedestres . Na administração de Anilton Bastos não fizeram nenhuma melhoria , e, nesse segundo mandato do atual … NADA foi feito até agora .Mas , esses indivíduos não passam a pé na ponte , não é ???

  8. AVIAÇÃO NA MINHA ALMA says:

    ATRAVESSO ESTA PONTE PRÁ O AEROPORTO DES DE 1994 Á PÉ,,, ENTÃO TÁ NA HORA DE OUTRA PONTE SERCRIADA…
    ALIÁZ,, ESTA PONTE EXIXTE DES DE 31/08/1978

  9. Anônimo says:

    Eles só sabe fazer praças e podre de ricos cidadezinha de;..

  10. Ricardo says:

    Faz arminha. o que é segurança do trabalho? B177777777777777777

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