III EXPOBIOM realizou grande programação com nomes nacionais da Biomedicina e da Saúde

Por Dorisvan de Lira Oliveira Assistente de Comunicação | 30 de novembro de 2018 às 10:02

1º DIA https://www.fasete.edu.br/galerias/1428/3-expobiom-1-dia

 

2º DIA https://www.fasete.edu.br/galerias/1429/3-expobiom-2-dia

 

3º DIA https://www.fasete.edu.br/galerias/1431/3-expobiom-3-dia

 

4º DIA https://www.fasete.edu.br/galerias/1430/3-expobiom-4-dia




 

 

O III Congresso de Biomedicina certamente deixou saudade entre seus participantes. Com uma programação que equilibrou bem momentos de pura ciência e aprendizado, com atrações que permitiram o estreitamento de laços da comunidade.

 

Contando não apenas com estudantes e profissionais da Biomedicina, o evento atraiu acadêmicos e especialistas áreas de saúde como enfermagem, psicologia, fisioterapia e nutrição.

 

“A gente procurou trazer quatro dias intensos, de uma programação acadêmica intensa, tanto para os nossos alunos de Biomedicina, como também para os alunos de outras áreas de saúde”, destaca o professor Philipe Santos, um dos organizadores do evento.

 

Expectativa confirmada já em seu primeiro dia. Com a presença dos especialistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os presentes ficaram a par do que há de mais avançado em termos de pesquisa no país.

 

O Dr. Pablo Cardoso, falou o desenvolvimento da pesquisa na indústria farmacêutica e seus desafios, como custos e o tempo, em média 20 anos, para aprovar e comercializar um novo fármaco. Já a doutoranda Priscilla Oliveira tratou das pesquisas que usam animais e todos os cuidados éticos que envolvem o tema e como essas pesquisas são essenciais. E concluindo o primeiro dia, a doutoranda Sayonara Gonçalves, por sua vez, falou sobre “Desafios do diagnóstico das arboviroses circulantes em áreas endêmicas do Brasil”, como o zika vírus, jamais confirmado no país até então.

 

O primeiro dia foi encerrado com uma grande surpresa. Na quadra do Colégio Sete, Duda Rodrigues, conhecido artista de Paulo Afonso comandou a parte animada da atividade com músicas animadas.

 

Minicursos e mais pesquisa de ponta

 

O segundo dia do III EXPOBIOM começou com mais conhecimento. Desta vez por conta dos 14 minicursos ofertados. Entre eles “Pé diabético: Tratamento, cuidados e complicações” com as enfermeiras Gabriela e Fabiana (SAS/SESAU) e “Estudo de casos clínicos em citologia cervical e atualização sistema Bethesda” com professora da Fasete, Vanessa Simões Sandes.

A noite foi comandada pelos especialistas convidados: Doutorando Pedro Neto (UFPE), a doutoranda Jéssica Batista (UFPE) e o doutorando Matheus Bezerra (UFPE).

 

Doutores da Alegria no EXPOBIOM

 

A terceira noite do evento trouxe uma palestra mais que especial, os Doutores da Alegria de Recife. Depois da mesa redonda sobre o trabalho multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF, prevenção, promoção e recuperação da saúde dos usuários do SUS.

 

Os palhaços Dr. Lui (Luciano Pontes) e Dra. Baju (Juliana Almeida) falaram sobre como desenvolvem o trabalho de modo a tornar a vida de pessoas em internamento mais alegre. E, é claro, não faltaram boas risadas na interação dos dois.

 

“Pra gente tem uma importância muito grande poder partilhar um pouco dessa experiência da alegria. A cultura da alegria que a gente desenvolve durante nossas ações e nosso programa. Acho que é uma maneira também da gente lidar e partilhar esse conhecimento pra gente é uma alegria muito grande. E principalmente em eventos como esse de formação, de abertura de conhecimento, de acesso aos novos conteúdos, a reflexão da prática”, conta o artista Luciano Pontes que dá vida ao Dr. Lui.

 

 

Fechando com chave de ouro

Queridinhos dos estudantes e curiosos pelas ciências biomédicas, os Gêmeos da Biomedicina, Dr. Carlos Danilo Cardoso e Dr. Marcus Vinicius Cardoso fizeram uma super apresentação no auditório do Colégio Sete, encerrando a programação.

 

Eles que desenvolvem um dedicado de trabalho de promoção da carreira de Biomedicina. “A gente sempre teve vontade demais de divulgar Biomedicina desde quando a gente entrou juntos no vestibular. Vamos fazer ‘Gêmeos da Biomedicina’, e aí, a gente começou a ver a logomarca, começou a criar site com Instagram, hoje, graças a Deus, mais de 5 mil seguidores no Instagram”, conta o Dr. Carlos Danilo.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Gemeos da Biomedicina (@gemeos_da_biomedicina) em

 

Mais que o esperado

“Estamos contentes com os resultados alcançados, um trabalho desenvolvido com maestria e abraço com amor pelos membros da comissão organizadora, juntamente com os professores, em especial, o professo Philipe, a quem em nome agradeço o empenho de todos. E para mim é maravilhoso ver a ciência biomédica sendo valoriza, desmistificada, e o melhor, atraindo outros profissionais, colegas de trabalho do campo da saúde. Podemos dizer que saiu melhor que o esperado”, comentou o coordenador do curso de Biomedicina da Fasete, Ilton Palmeira, sobre o sucesso do evento.

 

Agradecimentos especiais aos patrocinadores que apoiaram este evento:

 

AD Produção

Clarear Iluminação

Cravo & Canela Buffet

CRBN 2ª Região

Imagem Produções

Produtiva

Supermercado Suprave

 

 







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.