29 de março de 2024

IFBA Campus de Paulo Afonso recebe sistema de geração solar fotovoltaica; veja fotos

Por

REDAÇÃO #PA4.COM.BR

O IFBA – Campus de Paulo Afonso, através da Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental do IFBA do Campus Salvador (CISA), e por meio do Programa de inovação do Ministério da Educação em prol da eficiência do gasto público: “Desafio da Sustentabilidade”, recebeu na última semana um sistema on-grid de geração fotovoltaica, cujo principal objetivo é o de consolidar um plano de gestão energética para o campus.

 

Para execução do projeto, a instituição recebeu duas unidades de geração fotovoltaica de 5kWp cada, totalizando uma potência instalada de 10 kWp. A empresa responsável pela execução está finalizando a instalação do sistema que, após concluído, passará por uma vistoria da Coelba para aprovação do acesso à rede de distribuição. Com o sistema interligado à rede, a energia elétrica gerada será compensada pela consumida pelo campus, podendo ocasionar descontos na fatura de energia emitida pela Coelba.

 

O projeto  está sob a coordenação da professora Danielle Delgado, tendo como colaboradores os alunos do curso de Engenharia Elétrica da instituição, Francisco Jadilson e Michelle Melo, e da empresa contratada para realizar manutenção nas instalações elétricas do campus. Segundo a professora Danielle Delgado, o sistema beneficiará o campus, não só pela eficiência energética e consequente redução de custos com energia, mas também pela possibilidade de utilização do mesmo nas atividades didáticas, de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. MP says:

    gostaria de ter informações se houve licitação para a contratação da empresa ou se foi para favorecimento da empresa contratada com mais uma obra…?

  2. Jean Carlos says:

    E como fica aquela unidade de biodiesel montada no Sal Torrado? nunca houve uma aula sequer. Dinheiro nosso jogado ao vento.

  3. the nuw says:

    o eletresista da uma… agora kkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!