Guarda Municipal de Paulo Afonso terá autorização para uso de arma de fogo em 120 dias

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações da ASCOM/PMPA | 9 de julho de 2019 às 16:12

Nova estrutura da Guarda Municipal auxilia polícias Militar e Civil na segurança pública. Foto: Ascom



 

 

A nova estrutura da Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso permite a realização de ações conjuntas com as polícias Militar e Civil. No início de maio, o órgão recebeu duas viaturas dotadas de compartimento de custódia, para transporte de detentos até a delegacia regional.

 

O inspetor Mário Pinheiro observa a aquisição dos novos veículos como um avanço na segurança da população pauloafonsina. Para ele, os veículos com características de viaturas policiais garantem a integridade física, tanto dos custodiados, quanto dos GCMs.

 

“Antes, sempre que havia a necessidade de detenção de pessoas envolvidas em eventuais ocorrências, os custodiados eram colocados dentro de uma viatura comum, oferecendo risco, tanto para os guardas municipais, quanto para os próprios detentos. Agora, as novas viaturas proporcionam mais proteção”, diz o inspetor.

 

Pinheiro ressalta que a parceria com as polícias militar e civil tem proporcionado mais segurança à população, além de contribuir com a resolução de casos considerados comuns. As imagens gravadas pelas 24 câmeras do sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura, em março deste ano, auxiliam na resolução de muitas ocorrências, e consequentemente na prisão de envolvidos. Em grandes eventos, de acordo com o perfil do público, a Polícia Militar solicita auxílio da GCM, o que garante a segurança dos cidadãos.




 

Inspetor Mário Pinheiro. Foto: Ascom

Ainda segundo o inspetor, em 2016, a Prefeitura celebrou acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, a fim de possibilitar a emissão de porte de arma de fogo na categoria funcional aos guardas municipais. A partir do convênio, 52 agentes passaram por curso prático e teórico, acompanhado por representante da PF (Reveja AQUI e AQUI)

 

“Após a conclusão do curso, todos os participantes foram submetidos a exame de psicoteste e 34 foram aprovados. A prefeitura já enviou ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm), toda documentação exigida para autorização do uso de arma de fogo pela GCM. Em 4 de julho de 2019, o comandante do Comsetran, Cleston Andrade Cavalcante, enviou um ofício ao delegado superintendente da PF, Daniel Justos Madruga, solicitando agilidade no processo, e nós estamos aguardando a liberação dos portes, com previsão de 120 dias”, adiantou.




 

A Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso, órgão ligado à Secretaria de Administração, possui um efetivo de 52 agentes, sendo que 40 atuam em trabalho operacional e 12 exercem funções administrativas. A frota conta com duas viaturas: O Grupo Especial de Ação Rápida (GEAR) e a RONDESP, que trabalham entre o Centro e o Bairro Tancredo Neves, fazendo a segurança das escolas municipais, unidades de saúde e logradouros públicos. Além disso, quatro motocicletas auxiliam no patrulhamento da cidade e em eventos especiais.

 







35 pensamentos em “Guarda Municipal de Paulo Afonso terá autorização para uso de arma de fogo em 120 dias”

  1. Boa tarde,

    Esse inspetor Mario Pinheiro é muito competente e a guarnição da guarda municipal cumpre satisfatoriamente suas obrigações no nosso município, parabéns.

    1. E você deve ser apenas mais um dos muitos aposentados a anos que não faz nada na chesf, apenas ocupando a vaga de um pai de família que esta desempregado.

  2. Isso é um absurdo uma afronta, armar esses guardas sou policial aqui no Rio e nem arma uso são desprepardos ,querem ser policia a qualquer custo lá no futuro voces vão ver o problema que criaram,hospitais e escola continuam ao deus dará péssimo investimento e Brasil pobre país.Fernando

    1. Rapaz deixa de ser egoísta, fico pensando toda hora como, em pleno século 21, ainda tem pessoas como vc que acha que a polícia militar é superior a todos os outros servidores, amigo sou PMPE e lhe digo, vá estudar o direito Administrativo que vc vai vê que vc é igual a um GM.

    2. Isso é o problema constante , o polícia militar tinha que abraçar a Guarda municipal e não ficar ofendendo , o mesmo treinamento que você teve , eles terão ,sou Guarda aqui no Maranhão e se não fosse a GCM aqui , a polícia não faria nem a metade .

    3. Deixa a fila andar… Deixa de ser ciumento…se os agentes forem devidamente qualificados não vejo. O curso de formação da PMERJ é feito nas coxas. O estado não está dando conta da segurança. Por isso que os donos de empresas de segurança privada estão ficando milionários. Forte abraço!!!

    1. Você no mínimo é um manhoso que veste a farda da Gcm por vestir. Seja ao menos homem e vá até seu comando e se apresente e fale que tem vergonha de trabalhar seu manhoso.

    1. Deixa de ser pessimista mulher, vcs não sabem o que quer, acho que a população brasileira deveria sobre um assalto por minuto, pq quando o estado que tem o poder, quer melhorar as coisas, pessoas sem o mínimo de conhecimento ficam falando merda.

  3. Sou vigilante de carro forte em Ribeirão sp,e admiro muito a GCM e a PM daqui sempre trabalhando juntos e assim que funciona ,falar mal muitos falam, soluções poucos dão,parabéns a GCM aí,e continuem com seus trabalhos !!

    1. Boa tarde. Quem manda sempre é o cliente. Ele sempre tem razão. Se você andar à margem da lei é marginal, então ande na linha pra não ter problemas.

  4. Parabéns quem é contra os Gcms tem que ler direito adm. Polícia e apenas poder de policia e militar ea hierarquia e disciplina somente e nada mais ou seja a diferença vai ser hierarquia e disciplina .parabéns aos Gcms como iriam dar segurança apenas com um cateretê e um colete para servir de tiro ao alvo .

  5. Cada arma será ao valor de aproximadamente R$ 5.000,00 , treinamento e mais outras despesas um total de R$ 10.000,00 por arma.
    O cálculo final fica a cargo de vocês.
    Agora já não tem médicos suficientes para normalmente atender casos de disparos de arma aí vamos ter alguns acréscimos.

    Deveríamos ter sim armar não letais pois dará mais chances de sobrevivência.

    Vamos ver os resultados, AGUARDEM.

    1. Boa tarde colega. Também vai ter armas não letais. A taser e armas longas com munições de borrachas. Priorizamos sempre a vida como nosso bem maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.