28 de março de 2024

Guarda Municipal conclui treinamento que garante obtenção do porte de arma em Paulo Afonso

Por

Entre os dias 9 de janeiro e 4 de fevereiro, agentes da Guarda Civil Municipal participaram de uma série de treinamentos, simulações e curso de tiro, visando aperfeiçoar as ações de patrulhamento a pé e em veículo automotor, abordagem a pedestres e veículos, trabalho em equipe e manejo de armas de fogo e simulacro, um equipamento que facilita o primeiro acesso de um agente de segurança a uma arma.

 

Durante as atividades, os agentes tiveram instruções sobre: Legislação, Técnicas e Procedimentos Operacionais, CQB (Combate em Quarto Confinado), Historia e Evolução da Arma, Manuseio e Regras de Segurança no Uso da Arma de Fogo e Exame de Tiro. O processo de treinamento servirá também para a obtenção do porte de armas institucional devidamente liberado pela Polícia Federal e seguindo todas as normas da legislação.

 

Os instrutores foram: Onilde Cavalcante de Andrade Carvalho (formada em Direito, pós-graduada em direito público, advogada militante); Sidney Carvalho (formado pela UNIBAN – Universidade em Gestão de Segurança com especializações em Israel. Formado como instrutor de armamento e tiro pela empresa Cevel) e André Aragão (ex-militar do Exército Brasileiro, ex-militar da Legião Estrangeira França. Formado como instrutor na empresa CTT) e Antônio Cezar Alvaia (instrutor credenciado à Policia Federal).

 

No geral, os guardas municipais aprimoram seus conhecimentos sobre a rotina de trabalho, bem como o comportamento técnico em situações diversas.

 

O comandante do COMSETRAN, Cleston Andrade Cavalcante, observa que “Partindo do princípio de que não existe equipe de trabalho sem conhecimentos básicos de como proceder ou dividir responsabilidades durante os períodos que estão juntos, a meta dos treinamentos foi ensinar as obrigações e responsabilidades a todos os integrantes da equipe, de acordo com sua denominação e localização da área de trabalho”.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 20

  1. Hum says:

    Já são esticaros e agora então. Vão acabar é arranjando confusão porque a população num respeita mesmo, pode tá com um canhão serão guardas e não policiais

    • Cidadão. says:

      Vão arrumar confusão com quem anda a margem da lei…. se vc anda…. Precisamos de mais segurança. Apoio a GCM armada e bem treinada. Parabéns e boa sorte.

    • GCM says:

      Caro Hum, não se esconda atrás de um PC vc disse que podemos portar um canhão que a população não respeita,pois somos Guardas e não policiais, agora saiba vc que um cidadão de bem não só respeita como apoia nosso serviço, quanto mais segurança melhor para os cidadãos de bem, agora quem não respeita são pessoas como vc que deve ser…, amigo de … ou está do lado da …, que assombra essa cidade, vai um recadinho caso venhamos a flagrar pessoas como vc em atos ilícitos, será enquadrado por nós na forma da lei, VALEU SEU HUM!

      • maria e zé says:

        pois TRABALHEM CERTINHO PQ A POPULAÇÃO ESTÁ DE OLHO EM VCS ! se fizerem besteira perdem a fardinha! kkkkkkkkk

  2. Souza says:

    Vamos ver no que dá. Depois só noticiais. kkkk

    • Anderson says:

      Se for iguais o GM de Salvador que atirou no morador de rua pela as costas e onde passava várias pessoas, vai dar problema!

  3. Lima says:

    Já arrumavam problemas sem está armados imagina agora. Vão só arrumar BO com a população.

  4. G2 says:

    Pra mim só existem dois lados;GENTE DE BEM ou vagabundo,POLÍCIA ou bandido. DE QUAL LADO VC ESTÁ?

  5. léo says:

    Hoje ao lado do banco do nordeste pela primeira vez eu vi ,dois fazendo um bom trabalho, é assim que toda sociedade espera trabalhar com responsabilidade parabéns aos agentes que estava nesse local.

    • Luís says:

      Eram dois agentes de trânsito e não guarda. São duas instituições diferentes…

  6. marcilio says:

    isso e não existe eles ficarem pouco tempo em um curso e já andarem armados isso não vai presta nada isso vai acaba em problema com a população sem armas na cintura muitos ja querem ser como se fosse policial imagine agora muitos andando armados e Brasil pais que da ate vergonha.

    • GCM says:

      Marcílio, você acha que um policial civil ou militar passam 1 ano fazendo curso de tiro? O curso de armamento e tiro é apenas uma semana mesmo, e isso é tudo pré estabelecido pela polícia federal, não é que o treinamento é curto, quem diz a carga horária do nosso curso é a PF e não vc, pare de criticar, vc prefere a Guarda armada ou um bandido??? Acorda rapaz!

  7. Marcos says:

    Isso vai fica só em trenamento quem vai compra as armas?prefeitura duvido

  8. Manoel says:

    Segura que agora eles vão vooar kkkk ja São cheios de asa kkkk

  9. Leo says:

    Salve-se quem puder!!!!

  10. PEDRO PINTO says:

    GCM, UM MILITAR DO BRIOSO EXERCITO BRASILEIRO, NÃO SÓ PASSA UM ANO FAZENDO TREINAMENTOS COM ARMAS, PORÉM, O MILITAR PASSA TODO O TEMPO QUE PERMANECER NA CORPORAÇÃO, FAZENDO TREINAMENTOS COM ARMAS, ISSO É OBRIGAÇÃO PARA QUE ESTEJA SEMPRE PRONTO PARA DEFENDER NOSSA NAÇÃO. GCM, SE ATUALIZE PRIMEIRO PARA FAZER CERTOS TIPOS DE COMENTÁRIOS.

  11. GCM says:

    Aceita que dói menos

  12. Cidadão. says:

    Percebo certos comentários sem embasamento algum, a sociedade precisa aprender a primeiro buscar o minimo de conhecimento técnico sobre aquilo que vai opinar. A sociedade de Paulo Afonso vem reclamando constantemente da sensação de insegurança e agora vem aqui opinar de forma desconexa da realidade atual. A GCM é uma instituição de extrema relevância para o município, não só podendo exercer um trabalho de proteção patrimonial como também de protegera vida dos munícipes. O que observo e entendo a preocupação de alguns é sobre o uso de arma de fogo.Não pensem vocês que é simples esse processo, estive pesquisando e vi o quanto é burocrático se armar uma GCM. A Polícia Federal faz diversas exigências, exames psicológicos, treinamento aperfeiçoado entre outros requisitos e outra, a cada dois anos eles tem que refazer todo esse processo. Estive pesquisando e vi que existe uma lei federal 13022/2014 que amplia as atribuições da GCM. Desejo boa sorte e espero que o atual gestor faça o investimento necessário. A sociedade ganhará muito se tivermos uma GCM bem qualificada.

  13. Certo says:

    Se eles forem trabalhar ingual os agentes de trânsito ja sei que a cidade vai ficar segura ingual ao trânsito daqui kkkkkkkkk

  14. DEPRESSIVO says:

    isso vai ficar só no treinamento mesmo,ou vcs acham que o prefeito vai gastar dinheiro comprando armas para os guardas ? DUVIDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!