Francisco Nery Júnior: A Fábula de Bolsonaro

Por Francisco Nery Júnior:

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 30 de outubro de 2019 às 0:36

 



 

O leão salvador de Bolsonaro

 

Exercer a política é apaixonante. Não a política dos que só querem enriquecer. Com enriquecer, evitamos o verbo mais preciso para designar a fúria com que muitos disputam os cargos públicos. A disputa é legítima. A fúria é que nos deixa suspeitar.

 

Política vem de pólis que, em grego, significa lugar público; cidade. Logo, quem vive em grupo, na cidade, é potencialmente um político. Ele habita e se relaciona na cidade: um político. Pena a mudança no semantema da palavra. Nós outros do domínio da literatura sabemos que essa mudança como que descaracteriza o termo. O significado básico sofre transformação. Político vem progressivamente adquirindo um caráter essencialmente pejorativo.

 

Temos cidade. Então, façamos política! Falemos dela. Analisemos os fatos. Combatamos e respeitemos os adversários. Sempre nos lembremos do Che: “Perder a ternura, jamais!” Cumprimentemo-nos, abracemo-nos e até nos beijemos como no UFC. A luta é renhida, mas a lealdade é maior.

 

A mídia publica uma metáfora, um desenho animado ou uma fábula. O leitor escolhe. O leão está acossado pelo bando de hienas [famintas]. Parece velho e cansado. Está quase entregando os pontos. O quadro é aterrador. De repente, aparece um outro leão, lado de fora, presumivelmente mais jovem e salvador. As hienas fogem e o velho e cansado leão de guerra está salvo.

 

A publicação, continua a fonte, é de Jair Bolsonaro, e o leão ameaçado é o próprio presidente. Com presidente, queremos dizer o Presidente da República, Magistrado Supremo e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas. Uma das hienas seria o Supremo Tribunal Federal. O leão salvador, algo, alguém ou uma força bem mais poderosa com capacidade e poder de ataque para vencer as ameaçadoras hienas.

 

As fábulas, cuja paternidade é atribuída a Esopo, tinham moral e endereço certo. Qual seria a moral e o endereço da fábula do nosso presidente? Não se trata de insubordinação. Nós o elegemos e simplesmente gostaríamos de saber, para segui-lo ou desaboná-lo. Estamos em uma democracia, respeitamos e gostamos do jogo. O que se passa na cabeça de Jair Bolsonaro?

 

O presidente teria lido Jean Jacques Rousseau e verificado a afirmação fora de moda que o ideal é que um povo fosse governado por um déspota esclarecido? Rousseau certamente sabia o que estava dizendo. Soube desenvolver a sua tese enfatizando o termo esclarecido (es-cla-re-ci-do).

 

Aí reside a grande dúvida – ou o imenso perigo. O leão com poder de fogo muito maior do que o presidente seria esclarecido? Resistiria à mosca azul e à empáfia dos poderosos? Manteria a lealdade a quem, em nome de um povo sofrido e decepcionado, o convocou?

 

Cremos que o povo brasileiro está no caminho do amadurecimento e como que vacinado contra as aventuras. Está cansado de marchas e contramarchas. Crê no Brasil e o sabe grande. Paciente, talvez um pouco em demasia, aguarda. Ainda não foi inventado nada melhor do que a democracia.

 

E aqui termina uma simples tentativa de análise de uma publicação que parece ter passado ao largo da preocupação dos brasileiros. Pelo menos até agora.

 







31 pensamentos em “Francisco Nery Júnior: A Fábula de Bolsonaro”

        1. Pergunta pra Globolixo porque acusaram o presidente justamente quando citaram Lula no caso Daniel pra desviar o foco. Essa esquerda é o câncer do Brasil. Mas Deus está no comando providenciando tudo o que tentam contra Bolsonaro.
          Deus acima de todos. Selva!

          1. E as gravações porque guardou …

            Responde aí cara …

            E o Queiroz tá por onde?

            E ainda zombando da morte da mulher …

            E a melicia digital …

            Outra. Tu deve adorar assistir uma novela kkk

  1. Bom era Haddad né professor.
    Bom era a quadrilha do PT completar 25 anos de poder.
    Porque ao invés de você ter ido pra Itália e França, você não foi pra Venezuela?

  2. Até quando os defensores da familícia vão ficar se fazendo de bestas? O PALADINO DA MORAL E DOS BONS COSTUMES, DA FAMÍLIA ETC ETC ETC, É UM …Não se cansam de reproduzir narrativas sem nenhum conteúdo? Não há argumento válido para defender esses idiotas que foram colocados do governo, aí a alternativa é : só PT? Vai para Venezuela, vai para Cuba. Parem de ser idiotas, vão ler, tentar obter algum tipo de informação longe do whatsapp. A verdade está aparecendo. Qual será o argumento? Porque homenagear torturador pode, defender ditadura, tortura e autoritarismo pode, ameaçar a divisão entre os poderes pode, empregar … pode, podia falar milhões de.coisas aqui….. Isso tudo não tem problema desde que não seja a “quadrilha do PT”. o pior cego é aquele que não quer enxergar, lembram?

    1. É isso mesmo Mmax! Eles falam tanto de Cuba, Venezuela e nenhum deles querem ir pro Chile, país onde o “guru” Paulo Guedes ajudou a implantar o sistema previdênciário que arrebentou o país por lá e implantou o caos! Isso os bolsominions não abrem a boca pra falar!

      1. Então responde porque os artistas e pessoas de esquerda gostam tanto de países capitalista como Estados Unidos e outros. A esquerda é tão amiga da Venezuela, mas ninguém gosta de país comunista né. Criticam Bolsonaro dizendo que é ditador…e no fim temos um presidente bom demais. Porque pra aguentar tantos fakes e ataques diários. É muita paciência

        1. Em que país você vive, meu amigo???
          Informe-se, leia, você está sendo feito de tolo. O Brasil está indo pro buraco com.esse idiota como.presidente. É um.escárnio, uma vergonha, um escândalo mundial. A família Bolsonaro coordena uma rede de milícia especializada em fakenews, foi assim que ele foi eleito. O mundo inteiro sabe disso. CHEGA DESSES PALHAÇOS NO PODER. Nem vou comentar as falas sobre a esquerda, porque não tem fundamento nenhum, é só idiotice vinda de gente desinformada e alienada. É realmente uma pena ver os brasileiros sendo feitos de idiotas. Isso é preguiça de ler?

          1. Ou melhor, onde estava na era PT que quase afunda o Brasil. Alienado é quem defende bandido e acredita que é inocente.

  3. A família Bolsonaro ESTÁ ENVOLVIDA NO ASSASSINATO DE MARIELE FRANCO. Essa frase vai virar o novo: “e o PT?!”
    O PALADINO DA JUSTIÇA, SÉRGIO MORO, ESTÁ AGINDO PARA LIVRAR OS CRIMINOSOS.
    PROCUREM SABER, PAREM DE PASSAR O PANO PARA BANDIDOS.
    Moro condenou Lula por “atos futuros indeterminados” e agora está dizendo que tem equívocos no depoimento do porteiro e no aparecimento das provas. O HERÓI DO BRASIL É UM CANALHA.
    TOMEM VERGONHA NA CARA, POR FAVOR!!!! ESTAMOS FALANDO DE ASSASSINOS, UM JOGO DE PODER CRIMINOSO QUE NÓS ESTAMOS LONGE DE COMPREENDER. Passou da hora do Brasil tirar esses bandidos que estão aparelhando o estado para encobrir seus crimes.

  4. A verdade dói. Nosso REI LEÃO, vai botar pocando nas hienas. A Arábia Saudita vai investir U$ 10 bilhões, no Brasil. Estamos nos desenvolvendo e os petralhas chorando. O comunismo não vai voltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.