29 de março de 2024

Francisco Nery Júnior – Das sete mil obras paradas no Brasil e o aperto na Bahia

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Francisco Nery Júnior

Isso mesmo, leitor. São sete mil obras paradas em todo o Brasil (dado publicado por um deputado do PT da tribuna da Câmara Federal). Alguns estados já quebraram. Sim, aperto na Bahia, com revolta e quebra-quebra, estado com um governador muito bem avaliado onde o Partido dos Trabalhadores ganhou as eleições de cabo a rabo. Servidores descontentes estraçalharam a porta de vidro da casa do povo e invadiram o plenário com gosto de águas passadas.

 

Ficamos a imaginar, deixando paixões e cores ideológicas de lado, como o leitor está a fazer a leitura do quadro que acabamos de pintar. Michel Temer, governadores e prefeitos, são eles porventura homens maus e perversos, odiosos gestores que querem, a ferro e fogo, o nosso mal? Seria isso? Seria, pura e simplesmente, a antevisão do inferno punidor; do juízo final?

 

Entre as obras paradas, pontes e hospitais, creches, estradas, abrigos e escolas. Na Bahia, pacote já aprovado pela Assembleia Legislativa, fechamento de empresas públicas, redução do aporte oficial ao Planserv (plano de saúde do servidor estadual) e aumento da contribuição previdenciária de 12 para 14%.

 

Jair Bolsonaro, em quem grande parte dos brasileiros depositou suas esperanças de dias melhores, não se esquiva e responde a todas as perguntas, insinuações e provocações. Poderia – deveria mesmo – ser mais comedido e fazer como Churchill ou John Kennedy. Um apenas prometeu sangue, suor e lágrima. O outro recomendou que o cidadão americano não perguntasse o que o país poderia fazer por ele, mas o que ele poderia fazer pelo seu país. No caso da Inglaterra, o perigo nazista era iminente. No caso americano, a guerra fria apontava para o perigo terrível de uma guerra nuclear.

 

Então, leitor, no caso do Brasil, um Titanic que está perigosamente perto do fundo do mar, o que recomendaria o leitor ao presidente-eleito? Que precauções recomendaria? Que rumo apontaria? Sabíamos todos que chegaríamos a este ponto; a esta deriva. Bradamos e alertamos durante anos nesta coluna. Como insignificantes formiguinhas, contemplamos, anos a fio, a cigarra da insensatez cantar ao som estridente e irritante da sua viola. E agora? Novos e vários apertos virão. Terão que vir. E agora?

 

Francisco Nery Júnior







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 3

  1. Edinho Nunes says:

    Na Bahia foram muitas as promessas, pensamentos, e atitudes politicas possuem fundamentos culturais, a politica nao se reduz a um jogo pelo poder. Prof. Nery tem meu respeito.

  2. Nativo OBSERVADOR says:

    Minhas congratulações ao belo e, absolutamente, realista editorial, Prof. Nery! Discorrendo a situação prevista e nada bem-quista pelos brasileiros que, ainda, fazem uso de bom-senso e desejam um país melhor “pra todos”.
    Tenho orgulho de tê-lo como pauloafonsino!
    Um forte e fraterno abraço!

  3. O FÍSICO! says:

    O interessante e que a bahia deve mais de 40 bilhões ao governo FEDERAL. Vejamos se FERNANDO Haddad fosse eleito essa dívida iria aparecer??? Ham ??? Duvido, só apareceu porque Jair Bolsonaro ganhou. Apos a derrota de haddad, apareceu tambem dividas que o pt fez com as campanhas políticas de seu pretendente… Daí eu pergunto… Se HADDAD fosse eleito, os mais de 2 milhoes de reais que ele deve iria aparecer??? Ham??? Claro que nao! A divida do estado da bahia bem como a de haddad com campanhas políticas IRIAM EVAPORAR debaixo dos panos, ou seja, o povo pagaria sem saber. O que ta acontecendo e que RUI COSTA esta cortando gastos para quitar dividas com governo federal….. tomara que ele nao seja alvo de investigação, pois ja estão atrás do antigo governador JAQUES VAGNER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!