A Amazônia pega fogo – o Brasil ameaçado de isolamento pelos ímpetos de Bolsonaro

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 24 de agosto de 2019 às 2:45

Foco de incêndio na Floresta Amazônia em São Félix do Xingu, no Pará, registrado pelo Greenpeace Imagem: Daniel Beltrá/Greenpeace



 

 

A imprensa francesa está apavorada com os incêndios na floresta amazônica que a Europa considera “o pulmão do mundo”. A Alemanha, mais comedida, também começa a colocar pressão sobre o governo brasileiro. O Le Figaro publica: “Macron acusa Bolsonaro de ter ‘mentido’. A França rejeita o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosur ‘neste estado de coisas’”.

 

O Le Monde estampa a manchete: “Incêndio: a Amazônia paga [pela] a política do presidente brasileiro.” Os excertos seguintes foram retirados do Le Monde de 23.08.2019:

 

“Aproximadamente 74000 incêndios foram detectados a partir de janeiro no Brasil, uma cifra em alta de 84% com relação a 2018 na mesma época.”

 

E continua, sobre a chuva pejada de fuligem que caiu sobre São Paulo: “Uma camada de fumaça vinda da floresta amazônica, como de países vizinhos como a Bolívia, se colocou sobre os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná misturando-se com uma corrente de ar frio.”

 

“’Um 19 de agosto parecido com o 11 de setembro’, declarou, alarmado, Mauro Paulino do Datafolha. A garoa, chuva fina de São Paulo, não era mais a mesma: a água da chuva estava preta”, continuou o jornal.

 

O nosso presidente tem que entender que vivemos em um concerto de nações independentes. Enquanto elas não chegarem à conclusão que, na época das comunicações instantâneas e das viagens rápidas, deveria ser fundamental uma espécie de comando mundial (citemos a União Europeia), há que se trilhar o caminho do entendimento. Contra fatos não há argumento. Estão desmatando desordenadamente a Amazônia como desmataram a Mata Atlântica. De Jean Jacques Rousseau: “Já que nada autoriza um homem [uma nação] se julgar superior ao outro, o único caminho é o entendimento”. O contrário seriam as carnificinas a que os homens têm se entregado durante séculos.

 

Ao invés de espernear, Bolsonaro poderia anunciar a intenção de estabelecer estudos para a exploração compreensível e responsável da Amazônia.

 

Os brasileiros depositaram sua confiança em Jair Bolsonaro em pleito democrático. Nós ainda o respeitamos. Mas essa confiança também nos autoriza lembrar ao presidente que não se pode governar aos pontapés. Não se joga pedras esperando flores em troca. Um presidente da República tem que ser comedido e mesmo elegante. Do contrário, terminaremos isolados pelo resto do mundo.

 

Francisco Nery Júnior




 

24 pensamentos em “A Amazônia pega fogo – o Brasil ameaçado de isolamento pelos ímpetos de Bolsonaro”

  1. Tais informações são de cunho MERAMENTE político. Não há, segundo a NASA, queimadas acima da média dos últimos anos e os fatores todos já conhecem. Onde estão as ONGs nesse momento? Respondo: brigando por dinheiro! O grande problema é de SOBERANIA NACIONAL! Sabemos que a Amazônia não é o pulmão do mundo e sim a maior reserva de riqueza que nenhum país já sonhou em ter (mas que tentam de toda forma ter alguma influência sobre ela). Somos enganados de forma corriqueira pela mídia e agora vemos pessoas “engolindo” conversa de presidente socialista europeu e artistas da LACROSFERA. Ora, nós vemos que existem crises internas que são CRIADAS pela falácea da mídia ou de alguns políticos que não aceitam a verdade, uma vez que a mentira já vem sendo reverberada há décadas. Acredito, com todo bom senso e inspiração que foi dada a escrever, que vivemos tempos sombrios, onde falar a verdade poder ser danoso, pois a maioria dos ouvidos já se acostumou com os discursos bonitos e mentirosos.

  2. Misericórdia!
    A Amazônia , o Pará e outros lugares que tem madeira muito boa, andam pegando fogo há anos.
    Por que agora é culpa do Bolsonaro?
    Gente! Abram os olhos. Esse negócio de ” O RESPEITAMOS” é uma maneira de dizer “não tenho nada contra mas sou totalmente contra o governo?
    Pesquisem sobre as verbas que beneficiavam a Amazônia e era administrada por pessoas incompetentes que só pensam em seus próprios beneficios. Dinheiro mal administrado. mal investido. Roubos gigantescos.
    O leite foi tirado da boca desse povo. A pressão toda é por causa do Dinheiro. E não por Causa do fogo.

  3. A França não cuida do próprio rabo, deixou a Catedral de Notre Dame pegar fogo até o chão sem conseguir conter o incêndio, agora quer meter o bedelho em nosso país? Todo mundo sabe que tudo amo acontecem esses incêndios na Amazônia, tenho amigas que moram lá, e não é nada disso que vocês, imbecis mal intencionados estão espalhando por aí. Nos governos anteriores, foram piores os incêndios e os desmatamentos, e não vi um filho da puta fazer matéria jornalística de quinta categoria como essa sua. Ficaram caladinhos. Sabe por quê? Porque o PT socava dinheiro no rabo dessas Ongs, que nunca fizeram nada pela Amazônia. Coincidentemente, após o Bolsonaro cortar essas verbas, começaram os alardes que correram o mundo. Manda o presidente da França, aquele burro que veiculou em duas postagens imagens fakes de incêndio de 1989, cuidar do país dele, cheio de muçulmanos comendo as mulheres deles à força, e eles sem fazer nada, aquele bando de frouxos. Quem interessa pra nós do Brasil é o Trump. O resto é luxo que come do que o Brasil produz e manda pra eles. Eles é quem precisam tomar cuidado com o que falam sobre nós. Não existe retaliação contra o Brasil, mas sim o contrário. Eles dizimaram com as florestas deles, se estão tão preocupados assim, reflorestem por lá. Nas o que querem da Amazônia é o que está no subsolo.

  4. Mais uma viúva do Lula/PT chorando por acusações infundadas.

    Infundadas, pois, tratam-se de focos de incêndio e não de um incêndio sem controle e de grandes proporções.
    Dados da NASA e outras agências confirmam isso, mas para o redador desta notícia e demais acéfalos, o correto é repetir a bos ta que sai da boca do presidente da França, país este que nunca doou um único centavo para a preservação da amazônia.
    Claramente o que o presidente francês e demais “irritadinhos” europeus querem, é um álibi para cancelar o acordo UE/Mercosul, pois isto seria de grande valia para a França que evitaria a concorrência com produtos brasileiros, como por exemplo o óleo de soja.
    Mas como a maioria das pessoas não procuram se informar, não procuram saber a verdade sobre o que esta acontecendo, basta espalhar a mentira de forma massiva.

    Uma mentira contada muitas vezes, torna-se “verdade”.

  5. Que pena que só agora alguns acordaram para realidade da Amazônia. Como se queimadas, desmatamentos e outros coisas fossem novidade. Será que já não era para as ONGS e governantes anteriores terem combatido ou amenizado isso?
    Imprensa francesa, Alemanha, Macron… Qual interesse deles mesmo? Quem é esse tal Macron? É aquele que compartilhou imagens falsas (Fake News) e que alguns artistas metidos a “intelectuais” também fizeram o mesmo?
    “Datafolha” e suas criticas… Nenhuma novidade.

    Deus acima de todos
    #Bolsonaro o melhor

  6. O Brasil é um país soberano é a AMAZÔNIA e do Brasil. Esses países, pretensos “ambientalitas” não estão preocupados com o que está acima do solo, que são as arvores, mas a riqueza mineral do subsolo. Se assim não fosse eles já teriam feito o reflorestamento de suas florestas que eles ja destruíram.
    O quê o Príncipe da Noruega estava fazendo morando com a sua família numa reserva indígena em cima de uma reserva rica em minérios?
    Em cima de toda reserva grande riquezas minerais foi estabelecido uma NAÇÃO INDÍGENA , por pressões de ONGS e paises não interessados na exploração de forma sustentável da Amazônia pelo Brasil.
    Quando o Uruguai era o maior exportador de Niobio do mundo sem ter uma grama desse mineral, não vi a imprensa questionar , quando sabemos que somente o Brasil possui 95% de toda reserva do mundo.
    O mundo não quer que o Brasil se torne a maior potência mundial.
    Pela primeira vez desde o descobrimento, temos um presidente que não fica de 4 e quer emancipar o Brasil.
    Liberdade ainda que tardia.

  7. Mais uma vez, a esquerda sórdida e midiática vem se utilizando de politicagem, para prejudicar o Governo Bolsonaro. É muita politicagem e perseguição. Todo ano, tem incêndios na Amazônia. Todo ano, Cuiabá – MT e Campo Grande – MS, ficam cheias de fumaça das queimadas. Quanta hipocrisia. Em Paulo Afonso, não se respeita o meio ambiente e o Rio São Francisco. Investiram R$ 95 milhões, na construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes, que não funciona. Todo o esgotamento residencial e industrial, principalmente do LIXÃO (falsamente intitulado de Usina de Reciclagem) e do matadouro, além de granjas e pisciculturas, caem no rio , sem qualquer tratamento. Haja baronesas. Agora, vão culpar Bolsonaro por isto também?

    1. O governo Bolsonaro não precisa que ninguém o prejudique. Ele já faz merda suficiente pra se afundar por si mesmo..
      Pense nu …. que só fala ….

    2. Verdade. Acabaram com o rio Tietê e o próximo é o rio São Francisco. Infelizmente. Cadê os responsáveis?
      Por isso que tem que privatizar tudo no Brasil

  8. São 21h05 de 24.08.19. Os comentaristas acima notaram a guinada de Bolsonaro? Estabeleceu um gabinete de crise, chamou o comandante das F. Armadas e agiu. Não atacou ninguém nem usou palavras fortes. Anunciou um PLANO! Até parece que leu a matéria. Claro que a amazônia é nossa. A nós cabe defendê-la. Sem, porém, fazer o jogo dos adversários. Ou não será que eles desejam um pretexto para “intervir”? Com palavras torpes, do presidente ou dos comentaristas, não iremos a lugar nenhum.

    1. Com tantos ataques da esquerda ao nosso presidente, realmente fica complicado. Mas que bom que temos a internet ao nosso favor onde todas as fake news podem ser desmascaradas rapidamente em questão de segundos. Muitas verdades sendo reveladas. Muitas coisas que muitos não lembravam a internet lembra.

      Deus acima de todos sempre!
      #Bolsonaro

  9. Um conjunto de …. doutrinados pelo …. mor, incompetente, que autoriza a destruição da floresta, assim como a aprovação de dezenas de agrotóxicos proibidos em vários países civilizados, que não conseguem o simples texto que diz que as queimadas aumentaram 81% desde o ano passado, ficam discutindo o que não conhecem e defendendo um presidente que só fala merda e que só faz bosta.
    Desafio qualquer um desses a citar um projeto do atual governo que beneficia o povo. Só um. Qualquer que seja.
    Antes que digam, não dói Petista, apenas alguém que não enxerga nada de bom nesses governos corruptos.
    Provém que eu estou errado. Mostrem um projeto que beneficia o pobre.
    Bando de …..

    1. Prove que Lula tirou o pobre da pobreza então. Simples assim. Ficaram 16 anos e o desemprego só aumentou, violência e a saúde nem se fala.
      Nosso Brasil não era pra estar em crise se o PT fosse bom

  10. Brilhante matéria. Despertou o debate o que prova o valor de alguém que pensa. Mídia é pra essas coisas e não para coisas triviais. Parabéns ao site e ao autor.

  11. Como sempre, pseudos “intelectuais” e “pensadores” externam, como bons oportunistas, seu pensamento “abalizado”. Pena, respeitava até o professor, mas parece que ultimamente ele anda meio sem tempo de pesquisar os temas sobre os quais escreve, p.ex. esse sobre as queimadas… Todo ano nessa época elas devastam as florestas, mas especificamente NESTE ano , com um novo governo, se tornaram o tema do momento! Coincidência ou oportunismo?

  12. Esses comunistas são demais.Enchem o saco pense na choradeira.Todo ano tem queimada agora a culpa é de Bolsonaro criem vergonha rebanho de terroristas. Esse Macron vai cuidar da França seu malandro

  13. Será que o Péricles não sabe que a mata atlântica foi devastada irrespopnsavelmente. Quer ver o mesmo com a amazônia?
    Será que ele quer ver o Brasil isolado, nãopsabe que se a França vetar o acordo que o presidente conseguiu na Europa, o Brasil perde muito. Questão de entendimento. O presidente tem que mirar o tiro na direção certa. Se é pra ficar dando pontapes como diz o articulista para que diplomacia?

    1. Diógenes, leia tudo que escrevi, prestando bem atenção pra poder entender: jamais disse que é fake, só que se repete todo ano, inclusive aumentou na Era da Desgraça Petista, mas is de pouco discernimento querem jogar a culpa disso também no presidente….

  14. Em vista de alguns pouquíssimos comentários e prezando pelos meus leitores que merecem consideração, e ainda pesando se vale a pena escrever sem nenhuma remuneração, dar a minha visão de mundo e sentimento do que acho melhor para o país, vale a pena dizer: 1. Quanto a um “governo” mundial para repartir por todos os povos as riquezas da terra (a amazônia, o petróleo dos árabes, os diamantes da África do Sul, o poderia econômico dos E.Unidos, a cultura e a fartura da Europa desenvolvida, etc); [isto] é um sonho meu. Napoleão sonhou com os Estados Unidos da Europa. Então, melhor imitar Napoleão do que qualquer opositor da liberdade de pensar. 2. Apoio Bolsonaro na luta para cortar privilégios e mamatas com o dinehiro dos contribuintes, só que acho que ele poderia começar de dentro para fora. Lee Iaccoca salvou a Chrysler da falência dando o exemplo. Convenceu os operários da montadora a tb fazer sacrifícios recebendo, como presidente, US$1.00 (um dólar por mês) durante todo o primeiro ano após ter tomado posse. 3,Ainda acho que espernear e se desgastar nas minúncias da administração, do dia a dia, só atrapalha. Pra que, então, diplomacia? Logo, como dizia o presidente Richard Nixon, obrigado à maioria silenciosa e educada, politicamente responsável por dedicar seu precioso tempo à leitura da matéria. Obrigado mesmo. O resto a poeira do tempo tomará conta. Francisco Nery Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.