18 de abril de 2024

Forças Armadas têm mil vagas e salário de R$ 10,5 mil

Por

Maryanna Nascimento (maryanna.nascimento@redebahia.com.br)

As Forças Armadas do Brasil estão com mais de mil vagas distribuídas em processos seletivos nas três divisões. Um dos destaques é o concurso público para a admissão de oficiais no Corpo de Saúde da Marinha. Após aproximadamente 39 semanas no Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Rio de Janeiro, os alunos serão promovidos a 1º tenente, com remuneração de cerca de R$ 10,5 mil. As inscrições podem ser feita no site www.ensino.mar.mil.br até 15 de maio.

 

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante também tem 285 vagas, sendo 170 para o Rio de Janeiro (RJ) e 115 para Belém (PA). As inscrições começam na próxima quinta-feira (11) e vão até 8 de julho. O edital simplificado pode ser consultado no site www.ciaga.mar.mil.br.

 

Carreira
Para quem tem de 17 a 22 anos e quer seguir carreira militar, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), está com seleção aberta. São cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 para o feminino. Ser brasileiro nato e ter concluído ou estar concluindo o ensino médio no ano da inscrição são requisitos. As inscrições podem ser feitas no site www.espcex.eb.mil.br até 20 de junho.

 

Os mais jovens, de 14 a 28 anos, têm a oportunidade de se candidatar ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar – Epcar, em Barbacena (MG). São 160 vagas para o sexo masculino e 20 para candidatos do sexo feminino. Voluntário, o curso tem regime de internato e tem o objetivo de preparar os alunos para ingressar no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP. É preciso ter concluído o ensino fundamental.

 

Os demais concursos abertos são realizados pelo Comando da 4ª Região Militar – Região das Minas do Ouro (MG). As vagas temporárias são voltadas para nível médio e superior. No site www.4rm.eb.mil.br é possível consultar o edital e se inscrever.

 

Dicas
Aptidão física: A prova pode ter caráter eliminatório. Portanto, o candidato deve se preparar para ter condicionamento físico no dia da prova. Faça o treino baseado nas especificações do edital e procure um profissional para evitar possíveis lesões.

 

Conhecimentos específicos Leia com atenção o edital e veja se o concurso cobra conhecimentos específicos da sua área. Se sim, observe quais são os assuntos pedidos e coloque no seu cronograma de estudos.

 

Questões: Em todos os concursos, uma das melhores formas de absorver o assunto é praticando. Veja as provas anteriores e faça o maior número de questões. Dessa forma também será possível conhecer o estilo de prova.

 

EsPCEx: Para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes são dois dias de prova e sete disciplinas. Aproveite as aulas do ensino médio para chegar afiado na prova e estude nas horas vagas.

 

Viagens: Se selecionado, há chances de ser remanejado para outro local. Se organize e converse com a sua família para que não haja problemas.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!