Estudantes indígenas realizam formatura com cerimônias culturais em Rodelas (BA)

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 27 de dezembro de 2018 às 17:10

Estudantes indígenas realizam formatura com cerimônias culturais em Rodelas (BA). Foto: Divulgação.



 

 

Os estudantes concluintes do Ensino Médio do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas (CEICFR), localizado no município de Rodelas, no Norte Baiano (a 547 km de Salvador), realizaram a tradicional cerimônia de formatura, na Aldeia Tuxá Mãe.

 

Os participantes protagonizaram um rito de passagem de purificação e renovação alicerçado nos saberes ancestrais do povo Tuxá. Este ano, o tema foi “Celebrando o território sagrado Dzorobabé da Nação Tuxá”, em homenagem ao território ancestral que, atualmente, vive um conflituoso processo de demarcação pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

 

Na Educação Escolar Indígena do CEICFR são favorecidos o entrelaçamento dos conhecimentos universais e os saberes ancestrais buscando a valorização da cultura do povo Tuxá. Desta forma, os formandos – fortalecidos na cultura do povo Tuxá Aldeia Mãe e dotados de senso crítico – completaram mais um ciclo educacional e seguem, agora, para ocupar seus espaços nas universidades.

 

Os gestores destacaram que eles “transformarão a sua realidade e difundirão a filosofia da unidade escolar de educar pelas mais diferentes trajetórias que cada um seguir; todos voltados para um único fim: o sucesso”.

 

Estudantes indígenas realizam formatura com cerimônias culturais em Rodelas (BA). Foto: Divulgação.

 







1 pensamento em “Estudantes indígenas realizam formatura com cerimônias culturais em Rodelas (BA)”

  1. Ainda bem que temos um cara que protege os agricultores acima de qualquer coisa. Querem tomar terras produtivas confiando em lei antigas. Procurem trabalhar para conseguirem crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.