Em outubro: IV Seminário de Direitos Humanos da UNEB em Paulo Afonso

Por Comercial PA4.com.br | 12 de setembro de 2019 às 1:37




 

 

Herança do iluminismo e de diversas revoluções ocidentais, os direitos humanos podem ser considerados a maior conquista civilizatória da humanidade. Decorrentes de uma construção social e histórica, esses direitos não são exclusivos de grupos específicos, mas pertencem a qualquer pessoa, apenas em virtude de sua humanidade.

 

Como constructo histórico-social, os direitos humanos estão presentes desde as relações interpessoais mais sutis às mais pujantes. Assim, são direitos humanos tanto os direitos dos indivíduos: direito à liberdade de expressão, acesso à justiça, liberdade de ir e vir, liberdade de escolher sua própria religião, liberdade de pensamento, integridade física e direito à privacidade; direitos sociais: assistência na velhice (previdência social), garantias trabalhistas, direito à saúde e à educação; e, até mesmo, direitos difusos, como a garantia de meio ambiente saudável. Os direitos humanos são tão abranges que hoje são incorporados no seu rol questões como democracia, desenvolvimento e paz.

 

É como o objetivo tratar desse amplo espectro civilizatório que os direitos humanos representam – e contestar a crescente desinformação acerca da temática – que a UNEB de Paulo Afonso entra na sua 4ª edição do Seminário de Direitos Humanos. Organizado pelo colegiado de Direito do Campus VIII, este ano o evento conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba, um dos centros de excelência nacionais nos estudos da temática. Não obstante ser organizado pelo curso de Direito, esse evento vai além das discussões jurídicas, buscando alcançar os debates nas suas mais variadas esferas: política, social, histórica.

 

É com o compromisso de estender um debate tão relevante para a sociedade que a UNEB Campus VIII convida aos interessados da cidade de Paulo Afonso e região a participar, nos dias 18, 19 e 20 de outubro desse importante evento regional. As inscrições podem ser realizadas tanto digitalmente, através do nosso Instagram @sdhuneb, quanto de maneira presencial, no prédio da UNEB – Caminhos da Caatinga.

 

Mais informações: @sdhuneb

 

Mikelli Ribeiro – Doutor em Ciência Política, Professor de Direito UNEB-Campus VIII e membro da Comissão Coordenadora do IV Seminário de Direitos Humanos.




 

2 pensamentos em “Em outubro: IV Seminário de Direitos Humanos da UNEB em Paulo Afonso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.