29 de março de 2024

Em outubro: IV Seminário de Direitos Humanos da UNEB em Paulo Afonso

Por

Comercial PA4.com.br




 

 

Herança do iluminismo e de diversas revoluções ocidentais, os direitos humanos podem ser considerados a maior conquista civilizatória da humanidade. Decorrentes de uma construção social e histórica, esses direitos não são exclusivos de grupos específicos, mas pertencem a qualquer pessoa, apenas em virtude de sua humanidade.

 

Como constructo histórico-social, os direitos humanos estão presentes desde as relações interpessoais mais sutis às mais pujantes. Assim, são direitos humanos tanto os direitos dos indivíduos: direito à liberdade de expressão, acesso à justiça, liberdade de ir e vir, liberdade de escolher sua própria religião, liberdade de pensamento, integridade física e direito à privacidade; direitos sociais: assistência na velhice (previdência social), garantias trabalhistas, direito à saúde e à educação; e, até mesmo, direitos difusos, como a garantia de meio ambiente saudável. Os direitos humanos são tão abranges que hoje são incorporados no seu rol questões como democracia, desenvolvimento e paz.

 

É como o objetivo tratar desse amplo espectro civilizatório que os direitos humanos representam – e contestar a crescente desinformação acerca da temática – que a UNEB de Paulo Afonso entra na sua 4ª edição do Seminário de Direitos Humanos. Organizado pelo colegiado de Direito do Campus VIII, este ano o evento conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba, um dos centros de excelência nacionais nos estudos da temática. Não obstante ser organizado pelo curso de Direito, esse evento vai além das discussões jurídicas, buscando alcançar os debates nas suas mais variadas esferas: política, social, histórica.

 

É com o compromisso de estender um debate tão relevante para a sociedade que a UNEB Campus VIII convida aos interessados da cidade de Paulo Afonso e região a participar, nos dias 18, 19 e 20 de outubro desse importante evento regional. As inscrições podem ser realizadas tanto digitalmente, através do nosso Instagram @sdhuneb, quanto de maneira presencial, no prédio da UNEB – Caminhos da Caatinga.

 

Mais informações: @sdhuneb

 

Mikelli Ribeiro – Doutor em Ciência Política, Professor de Direito UNEB-Campus VIII e membro da Comissão Coordenadora do IV Seminário de Direitos Humanos.




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 3

  1. Anônimo says:

    Excelente

    • SOL says:

      Sinceramente!Seminários que abordem qualquer tema que diz respeito a direitos,é louvável.Mais…Convenhamos de ações que possam valer direitos e direitos, e não ações que de fato acontecem e posteriormente obrigam os cidadãos a dependerem de inúmeros problemas os quais são abordados e que nunca são solucionados.Mim economize! Um exemplo: no início quando abriu a pós graduação em ecologia humana,uma panelinha de um certo partido político conseguiram gratuitamente a pós graduação ,depois a uneb começou a dificultar com uso de critérios nos editais posteriormente sem poder dá chance alguma.Qui nada!

  2. Anônimo says:

    Melhor evento de Direitos Humanos de Paulo Afonso e região 👏👏 recomendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!