29 de março de 2024

Dono da única redação nota mil do Enem na Bahia, jovem de 19 anos sonha em estudar Medicina

Por

João Souza, G1 BA

João Pedro é o dono da única nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Bahia. — Foto: Arquivo Pessoal



 

 

João Pedro Silva Bonfim, de 19 anos, é o dono da única nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Bahia. O jovem mora na cidade Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e sonha em cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

“Foi a quarta vez que fiz o Enem, mas foi a segunda valendo, porque nas duas primeiras vezes eu ainda não podia me inscrever em cursos. Eu terminei o ensino médio em 2018, mas não consegui ser aprovado no curso que eu queria, aí eu fiz de novo em 2019”, disse João Pedro.
Quando criança, João Pedro sonhava em ser astronauta, mas decidiu escolher ser médico, por causa da estabilidade financeira e para cuidar dos familiares.

 

“Quando eu era pequeno eu queria ser astronauta. Era um sonho de criança, queria descobrir o espaço, porque é um local que ninguém conhece. Ia ser legal descobrir o novo, mas o tempo foi passando e eu fui perdendo o interesse, os olhos pararam de brilhar”, contou o estudante.

 

Em entrevista ao G1, João Pedro disse que sempre gostou de estudar e que apesar de tirar 980 na redação do Enem em 2018, fez um curso específico no ano passado e se preparou melhor.

 

“Ano passado eu tentei aplicar em medicina, e esse ano eu vou tentar de novo. A segunda opção é a área de linguagens, que eu gosto bastante. Pode ser Letras ou Relações Internacionais. Eu tenho visto que [medicina] é uma área valorizada no mercado”.

 

O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Os estudantes tiveram acesso a textos de apoio como um trecho do artigo “O que é cinema”, de Jean-Claude Bernardet; um trecho do texto “O filme e a representação do real”, de C.F.Gutfreind; um infográfico do periódico “Meio e a Mensagem” sobre o percentual de brasileiros que frequentam as salas de cinema; e um trecho do texto “Cinema perto de você”, da Ancine.

 

Ao ser perguntado sobre as dificuldades que encontrou na prova de redação, João Pedro disse que o tema foi mais difícil que o de 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

 

“Por ter estudado mais em 2019, achei o tema mais tranquilo para escrever. Foi um tema bem mais restrito do que o do ano passado, mas eu não tive tantas dificuldades, porque me preparei melhor. Foi um tema mais difícil, mas eu me senti melhor para fazer”, contou João Pedro.

 

“Eu tentei argumentar falando do cinema muito como uma forma de conscientização e como uma forma de conhecimento aliada à arte, porque o cinema obviamente é a sétima arte. Eu tentei partir mais para esse lado da conscientização e do conhecimento”.

 

João Pedro usou o filme “O Grande Ditador”, escrito, protagonizado e dirigido por Charles Chaplin para fazer um paralelo entre os anos 40 e 2019. Para o jovem, a ideia era trazer a importância sobre a população ter a consciência da gravidade do preconceito.

 

“Eu falei de Charlie Chaplin, que é um filme antigo, de 1940, chamado O Grande Ditador. É um filme que fala de preconceito, um tema que envolve a atualidade, que fala do antissemitismo, que é o preconceito contra os judeus, e eu tentei abordar isso e fazer um paralelo com a realidade, sobre como é importante a população ter a consciência do preconceito e da gravidade que é isso, e das consequências que isso já trouxe para humanidade”, disse o jovem.

 

“Eu falei também da ditadura, que é um tema atual, porque desde o ano passado alguns grupos pelo Brasil chamaram atenção por defender medidas antidemocráticas, medidas até autoritárias, pedindo a volta de um sistema ditatorial. Tentei fazer esse paralelo com a realidade [presente] e com o passado, e tentei deixar o texto mais contemporâneo… Tentar pegar do passado e fazer uma conexão com o presente”, concluiu.




 









WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 3

  1. Marivaldo says:

    Mais um branco de traços europeu. Tudo bem por estarmos no estado mais negro do Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!