A leitura e a escrita são ferramentas importantes para todo e qualquer individuo inserido dentro da sociedade. Estas habilidades já não são mais vistas apenas como uma questão pedagógica, mas também como um grande investimento na formação humana. Pois, ler e escrever permite que o sujeito amplie seus conhecimentos e se torne um ser mais crítico e assertivo. Vários são os benefícios de ser um leitor e escritor competente. O hábito de ler e escrever ajuda a melhorar o nosso vocabulário, conhecimento, a capacidade de memória e aprendizado, contribui com o crescimento da nossa visão cultural, nos torna mais reflexivos e informados, estimula a imaginação e criatividade, além de divertir e exercitar a nossa mente. Porém, quando existe alguma dificuldade que comprometa o desempenho da leitura e escrita, ler e escrever torna-se um grande martírio.
Dentre os distúrbios de aprendizagem, nota-se com maior frequência e intensidade a deficiência na aquisição e desenvolvimento da Leitura e Escrita. Relatos são conhecidos por todos, sobre alunos que não aprendem Matemática, História, Ciências, etc., não por serem portadores de dificuldades específicas nas referidas áreas, mas por lhes faltarem o instrumental básico, ou seja, na leitura a possibilidade de compreensão, a capacidade para interpretar, abstrair, inferir e estabelecer relações entre os fatos contextuais e na escrita o domínio da língua (da micro à macro estrutura), a capacidade para relacionar os dados e redigi-los de forma clara e coerente, respeitando os manejos gramaticais pertinentes e básicos à redação. Essas dificuldades não sendo trabalhadas, acarretarão vivências frustrantes e limitadoras no processo geral evolutivo da aprendizagem, isto é, a criança ou o jovem que não encontram suporte para sua notação gráfica deficiente, desestimulam-se frente aos fracassos que vivenciam, levando-os ao desinteresse, à impotência na forma de se expressar e se comunicar por escrito. Eles fatalmente passam a escrever cada vez menos, limitando seu imaginário e potencialidade criativa, temendo as punições que sofrerão frente aos seus erros ortográficos. Assim como também fugirão de qualquer experiência onde a leitura esteja presente.
É evidente a importância de buscar um tratamento adequado para resolver tais problemas. O psicopedagogo clínico é um profissional licenciado preparado para atender crianças, adolescentes e adultos com dificuldades no processo de aprendizagem. Sendo assim, o acompanhamento psicopedagógico oferece todo o apoio e estrutura necessária para ajudar pessoas que possuem dificuldades na leitura e escrita a superarem os bloqueios que atrapalham o seu desempenho nestas áreas.
Pensando nisso, a clínica Saúde e Cia oferece para você o suporte que seu filho precisa: Intervenção Neuropsicopedagógica Centrada nos Processos de Leitura e Escrita.
As crianças e adolescentes serão acompanhadas pela psicopedagoga e neuroeducadora Fabrícia Moraes, graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neuroaprendizagem e atualmente está cursando psicanálise. Fabrícia atua a 10 anos na prevenção, diagnóstico e tratamento psicopedagógico para crianças, adolescentes e adultos com distúrbios e transtornos de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita, matemática, TDA/H, dislexia, dentre outros.
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CLÍNICA SAÚDE E CIA: (75) 3281-3777 / 3501-3100 / 99166-0428 /98862-7547
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Importantíssimo profissionais na área educacional e no espaço escolar. As escolas públicas principalmente deveriam exigir sua presença!
Olá, meu filho de 10 anos está com dislexia, gostaria muito de poder ajuda lo.
Moro em MG.
Que pena estar tão longe. Devia ter um polo aqui em Goiânia. Moro a 200km da capital