19 de março de 2024

Culminância da Educação Infantil do Colégio Sete: I° bimestre explorou o Fortalecimento de Vínculos

Por

Dorisvan Lira – Dep. Comunicação www.colegiosete.com.br




 

 

Afeto, valores e a participação de perto das famílias. A Educação Infantil do Colégio Sete de Setembro fez um lindo trabalho ao longo do Iº Bimestre, ao focar no tema: “Conhecimento e Humanização- Fortalecer Vínculos”.

 

Durante a culminância, realizada entre os dias 29 e 30 de abril e 02 e 03 de maio, as crianças apresentarem o resultado dos seus trabalhos e aprendizagens durante a etapa, compartilhando com as famílias os conhecimentos adquiridos e, por sua vez, estreitaram vínculos tão importantes para o seu desenvolvimento e bem-estar.

 

“As famílias foram desafiadas a participarem, junto com seus filhos, de momentos de parceria, interação, amizade e compartilhamento de ideias. Oportunidade única que estreitou laços de afeto, amor e respeito”, destaca Ana Flávia Oliveira, coordenadora da Educação Infantil.

 

 

Veja como foi a abordagem de cada turminha:

 

No Grupo de 1 ano (Maternal I) a importância do afeto entre as pessoas foi trabalhada ao integrar as crianças, junto com seus familiares, em dinâmicas relacionadas ao trabalho em grupo e o fortalecimento de vínculos afetivos.

 

O Grupo de 2 anos (Maternal II), teve como objetivo integrar os alunos e a família por meio de atividades lúdicas, promovendo os “Cantinhos dos Valores”, nos quais foram realizadas diversas brincadeiras.  Teve o “Cantinho da Amizade”, “Cantinho da Brincadeira”, “Cantinho do Trabalho em Equipe” e o “Cantinho das Artes” que ajudaram a transmitir a importância de cada valor.

 

O grupo de 3 anos (Maternal III) participou de dinâmicas relacionadas aos órgãos dos sentidos, voltadas para a premissa do respeito às pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

 

A sala de aula foi organizada em 4 espaços diversificados com os temas: Como Eu percebo o mundo, Fique de Olho!, Sons daqui e sons dali e Cheiros no ar e potinhos de sabores. As crianças, com o apoio das famílias, construíram cartazes utilizando diversos materiais, realizaram uma caça ao tesouro, onde era necessário distinguir sons, cheiros e sabores. No final, as crianças participaram de um Fit Dance, momento de interação e troca de afeto entre pais e filhos.

 

Já o Grupo de 4 anos promoveu momentos de interação entre as crianças e familiares através de dinâmicas. Os pais viveram momentos de contato e parceria com seus filhos, confeccionaram cartazes e finalizaram com o jogo: Trilha da Amizade, uma atividade que permitiu trabalhar conceitos matemáticos e as crianças ainda tiveram a oportunidade de demonstrar carinho e respeito aos amigos de sala.

 

E os pequenos do Grupo de 5 anos (Infantil II) envolveram as famílias numa grande viagem. Durante o 1° Bimestre as crianças ampliaram seus conhecimentos sobre alguns países como: Brasil, Itália, Japão e África (conteúdo do livro Positivo), explorando suas realidades, costumes, cultura, hábitos e símbolos. Para a Culminância foi organizada uma Feira Cultural que teve como objetivo desenvolver o respeito pela diversidade, através da leitura de mundo.

 




 

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!