29 de março de 2024

Corpo de jovem desaparecida em Juazeiro é encontrado em Petrolina

Por

REDAÇÃO#PA4.COM.BR COM CORREIO DA BAHIA

Ana Vitória estava desaparecida desde a segunda-feira (Foto: reprodução)

O corpo da adolescente Ana Vitória Sena de Oliveira, 15 anos, foi encontrado boiando em uma das margens do Rio São Francisco, na cidade de Petrolina (PE), na tarde desta quinta-feira (20). Ela morava no município de Juazeiro, no Vale do São Francisco na Bahia, e estava desaparecida desde a segunda-feira (17). A família da jovem suspeita que a morte tenha relação com um jogo conhecido como Baleia Azul em que o participante precisa tirar a própria vida, no final.

 

Segundo o delegado de Juazeiro, Flávio Martins, o corpo de Ana Vitória não apresentava sinais de violência aparente e a suspeita é de que a causa da morte seja por afogamento. Ela foi encontrada por pescadores da região.

 

“O corpo estava no rio, na margem de Petrolina, por isso a polícia de lá foi quem fez o resgate e está fazendo a necropsia. Ela estava com a carteira de identidade no bolso e não apresentava sinais aparentes de violência. O perito vai confirmar se a morte foi mesmo por afogamento. Estamos aguardando o laudo para avançar na investigação”, afirmou.

 

Carta deixada por Ana Vitória em que fala em “pular de ponte” (Foto: reprodução/ TV São Francisco)

Antes de desaparecer, Ana Vitória deixou um bilhete para os pais e o namorado em que pede desculpas e diz que “vai voltar para onde nunca deveria ter saído”. A adolescente diz ainda que “neste momento estou pulando da ponte”. Os familiares encontraram no celular da adolescente o jogo que determina 50 passos para um suicídio.

 

O jogo é realizado através do facebook. Nele, uma pessoa envia uma mensagem para o aparelho da vítima e propõe 50 desafios, entre eles, mutilações no próprio corpo. Segundo a irmã da adolescente, Maria Daniela, a jovem tentou se cortar com giletes no domingo – essa é uma das etapas do jogo. “Tinha mensagens de pessoas desconhecidas e, pela conversa, parecia que ela estava jogando Baleia Azul”, afirmou ao CORREIO, na quarta-feira.

 

Nesse mesmo dia, a coordenadora regional da Polícia Civil de Juazeiro, Ligia Nunes, comentou o caso. Ela disse que a família formalizou o desaparecimento na tarde de quarta, mas que ainda não há como vincular o caso ao jogo Baleia Azul.

 

“Os familiares desconfiam da possibilidade dela ter ingressado no jogo da Baleia Azul, mas nada está confirmado, nem mesmo o suicídio. Só poderemos ter certeza do que aconteceu, quando concluirmos as investigações, mas nenhuma hipótese está sendo descartada”, afirmou a delegada, na época.

Palestra

 

Na próxima quarta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) fará uma webpalestra sobre os “aspectos técnicos e éticos na abordagem do paciente em risco de suicídio” com a psicóloga do Núcleo de Estudo de Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho. A especialista vai desconstruir mitos e alertar para os sinais e sintomas da formação da ideia suicida. O evento acontecerá às 14h30 e os interessados podem assistir e interagir através do link www.telessaude.ba.gov.br/participe.

 

Segundo a Sesab, a taxa de suicídio entre os brasileiros de 15 a 29 anos cresceu mais de 40% nos últimos 10 anos. Na Bahia, dados preliminares apontam que entre 2010 e 2017 foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, sendo que apenas neste ano são 114 registros. Ainda segundo o órgão, cerca das 40% pessoas que cometem suicídio buscam atendimento médico entre dois e sete dias antes e 50% tem história de tentativa anterior. O jogo Baleia Azul é uma das perocupações de pais e educadores.

 

Sentimento de culpa, incapacidade e rejeição podem ser alguns sinais de pensamento suicida. Outros sintomas são: tristeza profunda, frustração, irritabilidade, choro frequente, apatia, dificuldade de interação, isolamento social, baixa autoestima, insônia e comportamentos agressivos dirigidos para si ou para outros. O órgão informou também que 5 mil cartilhas sobre o tema serão distribuídas para orientar os profissionais de saúde da rede estadual.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 4

  1. julio says:

    Hoje esta faltando ocupacao para esses adolecentes ,pois na minha epoca eu me preucupava no que iria me alimentar .

    • Carlos says:

      Verdade 😂
      Hoje em dia, quando lança essas modinhas a maioria ( não são todos ) participam

  2. caca says:

    e verdade tudo agora e baleia azul

  3. Henrique says:

    Boa tentativa de ligar os fatos da morte da moça, com o jogo “Baleia Azul”. Reportagem muito mal escrita do ponto de vista da lógica. Mais verdades e menos sensasionalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!