Bolsonaro sobre rompimento de barragem em Pedro Alexandre: “Não temos como conter a onda, né?”

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 11 de julho de 2019 às 22:48

Foto: Divulgação/Leitor PA4



 

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), comentou a tragédia que atingiu um povoado da cidade de Coronel João Sá, após rompimento de uma barragem em Pedro Alexandre, localizada a 107 km de Paulo Afonso, na Bahia.  Nesta quinta-feira (11/07/2019), o chefe do Executivo afirmou que os órgãos de defesa civil foram acionados e soltou: “Não temos como conter a onda, né?”.

 

“Nossos órgãos de defesa civil estão informados, estão tomando providência”, disse o presidente. Bolsonaro declarou ainda que “o governo está à disposição dos prefeitos locais para qualquer providência que porventura julguem necessária”.

 

Nota oficial da Defesa Civil do Governo Federal à Imprensa – Rompimento da barragem Quati, no Rio do Peixe (BA):

 

Brasília-DF – Equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), estão acompanhando desde as primeiras horas a situação do rompimento da barragem Quati, na região do município de Pedro Alexandre (BA). A estrutura é de usos múltiplos de água.

 

Logo no início da tarde, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à Sedec, enviou um alerta por SMS à população de Coronel João Sá, município baiano afetado pelo volume de água oriundo da barragem. A mensagem recomendava a evacuação de áreas próximas ao Rio do Peixe, que passa pelo centro urbano.

 

A Defesa Civil municipal já trabalha junto à Polícia Militar para retirar temporariamente 100 famílias que residem às margens do rio.

 

Auxílio federal

 

Equipes de monitoramento e operações do Cenad mantém contato com as Defesas Civis estadual e municipal para averiguar a necessidade de auxílio complementar por parte do Governo Federal. Técnicos da Defesa Civil Nacional serão designados ao município para acompanhar os trabalhos e auxiliar equipes locais.

 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, também fez contato com o Governo do Estado para reforçar a disponibilidade de apoio da União.

 

Por se tratar de uma barragem em rio estadual, a fiscalização da estrutura é de responsabilidade da autoridade competente no Estado da Bahia.




 

52 pensamentos em “Bolsonaro sobre rompimento de barragem em Pedro Alexandre: “Não temos como conter a onda, né?””

    1. Sim, quem mandou não fazer na época uma barragem onde teria que haver um bom sangradouro, antes de construir a engenharia consultou o morador mais velho da região sobre o maior volume de água já visto. Talvez fizeram uma barragem de terra como já dito de brinquedo de infância.
      Ora, o presidente vai disputar poder com São Pedro auxiliar de Deus?
      Ele tá certo, fazer o que a não ser reconstruir e tocar o barco para frente.

    2. Povo mal agradecido… Deixem de levar as coisas pelo lado político..o presidente se prontificou e ainda tu critica…petista doente vai se tratar cara…pense no povo q tá desabrigados.

    3. Pesquise se tinha rachaduras na barragem, ou algo mais, que ainda será vistoriado. Pesquise quem são os responsáveis.
      Pesquise antes de usar uma fala do presidente para atacá-lo.
      Aprendam a pesquisar pra entender melhor as coisas

  1. Pense em um governo sem ,,ideias sem claresa falso nao esta nem ai pra o povo do nordeste homi suma do nordeste .o governador rui costa deveria com a cooperativa de governadores do nordeste lutarmos se fosse preciso ate a morte e separamos o nordeste deste desgracados sulistas dos infernos pense numa racinha desgracada viu

  2. O nosso presidente estar dando maior apoio a todos os prefeitos da região afetada pela represa , desde de ja nos estamos. Aqui. Pra ajudar. Todas. As famílias , prejudicadas ,através. De apoio E orações ,que Deus nos una cada vez mais E proteja essas famílias afetadas.
    Obrigada presidente que Deus. Te proteja.

    1. Isso pq tu não lembra das besteiras que Dilma Anta falou e fala . A estocadora de vento .😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

      1. Se vc se der ao trabalho de ler, vai ver que a ideia de estocar vendo não é equivocada. Mas para que pesquisar, não é mesmo? Estudar um pouquinho se tem whatsaap e fake news para “ensinar”. kkkk

        1. Vá ler a bíblia e deixe de julgar e aprenda a orar por todos, pela nação, pelos governantes, pelo mundo. Deus levantou vários homens pecadores que se tornaram grandes reis e ajudaram suas nações. Deixe de criticar e ore por amor à sua Pátria. Deseje o bem. Porque isso sim é dom de Deus. Precisamos de Deus e falar em seu nome sempre. Paz

  3. JÁ O OUTRO, ERA TÃO PREPARADO, QUE TÁ PRESO.ERAM TÃO PREPARADOS QUE DEIXARAM O PAIS QUEBRADO E COM MAIS DE DOZE MILHÕES DE DESMPREGADOS. EU SOU UM DELES. E OLHE QUE EU SEMPRE VOTEI NAQUELA TURMA, PENSANDO COMO VOCÊ, QUE O PT ERA DIFERENTE DOS OUTROS PARTIDOS QUE ELES TANTO CRITICARAM. SE DIZIAM TÃO HONESTOS, MAS QUEBRARAM O PAIS. TÁ PRESO. E MERECE. APRONTOU DEMAIS. FALTAM OS OUTROS.

    1. Ninguém está defendendo A ou B, só estão dizendo que esse “presidente” é um asno. Se você votou “nessa turma” não espere muito, vai continuar desempregado e logo todos estarão preso também.

  4. Na minha opinião, essas tal barragem esta tudo dando problema é fácil resolver, só acabar com elas e não fazer mais, vai ficar acontecendo essas catástrofes ai o povo inocente morrendo e tudo normal a barragem estourou. Ah pelo amor de Deus!

  5. Só uma pergunta. Ele mentiu? O que pode ser feito e remover as pessoas para local seguro, dar assistência e depois reparar os danos. Queriam que fizesse o que? Colocassem uma tela? Enfrentar a força da natureza é comiplicado.

    1. Talvez responder como você fez, mostrar preocupação e nao apenas soltar uma “frase de Efeito” para não dizer que não falou nada.
      Não é sobre partido. É sobre se preocupar e se sensibilizar pelo sofrimento do outro.

  6. kkkkk minha gente ninguém tem mais poder do que Deus.isso de a natureza alguém pode lutar então que lute,não há governador ou presidente só o todo poderoso.

  7. Ele esta crt nao poder se fazer nada e a força da natureza , so espera passa e ver os danos causados pra poder ajeitar..ou então quem não gostou do que ele disse vão la se meter na frente da agua ..

  8. Como diz a a matéria o rio e de responsabilidade do governo do estado da Bahia, Então quem foi omisso na fiscalização foi governo do pt, mais claro que o presidente tem obrigação de ajudar.

  9. Esse povo vive fazendo filhos sem ter dinheiro pra sustentar e ficam colocando a culpa nos outros. O que é que BOLSONARO tem haver com rompimento de barragem em Pedro Alexandre??? Agora ficam as fazendo filho sem ter dinheiro pra sustentar…. se eu estivesse no lugar de BOLSONARO eu AUMENTARIA O VALOR DA PENSÃO ALIMENTÍCIA …. ae acabava de uma vez com esses preconceitos e mimimi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.