19 de março de 2024

Baronesas voltam a causar transtornos e prejuízos no Balneário Prainha em Paulo Afonso (Fotos)

Por

TIAGO SANTOS (TEXTO E FOTOS)




 

 

As plantas aquáticas popularmente conhecidas como Aguapés, Baronesas, Jacinto-d’água, Rainha-dos-lagos entre outros, retornaram, e estão causando prejuízos e transtornos a população de Paulo Afonso, que fica localizada na região norte da Bahia no Vale do são Francisco.

 

Comerciantes, banhistas e proprietários de quiosques no Balneário Prainha continuam sendo prejudicados com a enorme quantidade de baronesas, que mesmo com a barreira de contenção, elas continuam descendo até a Orla.

 

Apesar dos esforços do município em implantar uma barreira de contenção, visando impedir o avanço das plantas aquáticas até a orla, as baronesas estão avançando e causando prejuízos aos comerciantes locais, que por sua vez utilizam seus funcionários para ajudar na retirada dessas plantas aquáticas.

 

Uma das preocupações está em torno da barreira de contenção, pois corre o risco da mesma ser rompida pela força e quantidade das plantas que se aglomeram no entorno do dique lago PA 4.

 

Mesmo o alerta já sendo acionado, até o fechamento desta matéria, o município ainda não havia se pronunciado, causando indignação e prejuízos para os turistas e quiosqueiros.

 

Com a omissão dos setores responsáveis pela manutenção e limpeza do balneário, os comerciantes sentem-se abandonados pelos órgãos responsáveis, “É degradante a situação que estamos enfrentando aqui, pois estamos tendo muito prejuízos e lamentavelmente por retaliação e perseguição politica o município não tem dado assistência como deveria, e se continuar assim do jeito que está, teremos que demitir muitos funcionários “, contou um empresário que preferiu o anonimato.

 

Outros questionamentos partem de ribeirinhos e proprietários de chácaras que estão às margens do Rio São Francisco, pois os prejuízos causados pela invasão das baronesas já somam e atingem também os piscicultores, pescadores e aqueles que dependem da pesca para sua sobrevivência.

 

No ano passado as plantas aquáticas invadiram o lago PA4 causando um enorme prejuízo e impacto ambiental no município.

 

Assim como o pato-mergulhador que indica águas limpas e transparentes, sendo um bom indicador de poluição nos rios, as baronesas também são indicadores de poluição, elas são plantas aquáticas que proliferam ao sinal da poluição proveniente do despejo de esgoto nos rios.

 

Mas, não pense que ela é uma planta ruim que estraga o rio, pelo contrário, apesar delas aparecerem ao sinal de poluição, as baronesas são espécies de filtros que se alimentam dos dejetos. O problema é que, quando a baronesa morre, tudo o que a planta absorveu e que ainda não foi jogado fora do manancial vai ser devolvido para a água do rio. É preciso retirar as baronesas e dar outras providências no despejo do esgoto das cidades.

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 23

  1. SE ESCONDE QUE A POLICIA ESTÁ CHEGANDO EM PA. says:

    As baronesas voltaram e eu também voltei.
    Vamos gastar mais de milhão pois a metade fica para nois.

  2. FLAVIO says:

    Acho interessante culpar a Prefeitura por algo que ela não causou. Com ilhares de reais gastos na limpeza diária da Prainha com rede de contenção, compra de draga, os comerciantes que já atendem mal seus clientes, agora culpam o governo. A responsável é a CHESF e CODEVASF. E mais, toda baronesa daqui desprende de Pernambuco, de onde vem os ventos… Tem que todos se mobilizarem e cuidar do meio ambiente. Ou vão esperar Bolsonaro resolver isso também?

    • Paulo. says:

      A prainha do centenário também está cheia de baronesa.

    • Maciel CDs says:

      É de responsabilidade da prefeitura sim, pois arrecada impostos e tem que mostrar serviço, corrigindo as adversidades da natureza, com o dinheiro que é do povo. Contenção colocada em local errado, e feita de forma ineficaz. O que você quer aqui, é babar o ovo do prefeito e tirar a responsabilidade da prefeitura. Existem várias soluções, mas infelizmente essa prefeitura está cagando para a situação, procurando alternativas baratas e sem muita eficácia. Puxa saco do L.

      • cidadão says:

        Você está correto Maciel!

      • FLAVIO says:

        Vai sabidão. Diz em que parte do rio no território de PA tem produção de Baronesa nessa quantidade? Eu tenho visto a Prefeitura limpar direto, mas não tem como conter um problema ambiental de todo o rio. A CHESF tem obrigação de manter qualidade da agua das represas, está no contrato dela. A CHESF nunca investiu em meio ambiente e conservação do rio. Além do Estado que não trata os esgotos das cidades… Vão ler o relatório do Comitê da Bacia e vejam quem são os culpados. Todos precisam fazer sua parte.
        Ah! Aproveita e olha pra teu umbigo e veja quem é o bajujador de político… Não sabe debater e ataca…! Paxz

      • JF says:

        Olha em parte concordo com Maciel, mas é claro que essa responsabilidade em parte ñ pode ser só da prefeitura, a chesf tem sim que tomar partido da situação, pois a mesma é a a maior beneficiaria do rio. o que eu acho é que todas as partes deveriam se reunir pra discutir uma solução PMPA CHESF CODESVAF EMBASA etc…

    • Daniel says:

      Comentário Irretocável. Parabéns

    • filho de glória says:

      tem a embasa também que se Benícia das águas do velho chica sem gastar nada pra prese var a mina de ouro

    • Indignado says:

      É bom demais largar a culpa nas costas da CHESF e da CODEVASF! Nenhuma das duas jogam dejetos no rio não meu amigo! A responsabilidade pelo crescimento destas plantas aquáticas são das prefeituras e dos governos dos estados de PE e da BA que não tratam dos esgotos despejados no rio!

    • jane says:

      b noite Flávio…concordo plenamente com vc. Eu ia postar um comentário parecido com o seu…mas vejo que vc já disse tudo.

  3. Anônimo says:

    Infelizmente é esse problema novamente e muita poluição

  4. Edison says:

    Não tem nd aver com Bolsonaro,vcs tem q resolver o problema.

  5. Rosângela says:

    Fico triste em ver essas plantas nas águas tão lindas de Paulo Afonso,estive ai passando férias o ano passado. Nunca tinha visto esses guapes na Prainha,fiquei decepcionada quando cheguei na Beira e vi esses guapes. Quanta tristeza. Cidade linda e maravilhosa. Vcs podiam cuidar melhor dessas aguas que eram limpas e puras. Voltei decepcionada com tanta impureza das águas.

  6. Morador da Landulfo Alves says:

    Esgoto bruto lançado diretamente nas águas do São Francisco, sem o devido tratamento. E assim caminhemos rumo ao futuro, com a velha ignorância e arrogância do passado!

  7. Povo says:

    Em tão o prefeito tem que pegar de vou tá o 160 mil reais que pagou pelo o cabo de contenção cadê o secretário Manoel

    • Paulo Vicente says:

      Pegar esse 160 mil e gastar com um professor para te ensinar a escrever direito

  8. Erika says:

    Os rios de PA estão todos poluídos, aquele rio que vai pra Vila moxoto tá cheio de Mato e não vejo os irresponsáveis irem limpar

  9. Janot says:

    Não adianta colocar rede de retenção. Isso é solução provisória.
    O surgimento das planta é decorrente da alta poluição no rio. Até que se encontre uma solução que impeça que os esgotos sejam jogados diretamente no velho chico, as plantas surgirão mais e mais vezes. Ocasionado mais gastos com limpeza e “soluções” provisórias. A pergunta é: Será que o gasto feito com limpezas e barrerias não poderia ter sido alocado para acabar e/ou diminuir os focos de poluição no rio ?

  10. Elayne says:

    Querem que elas não aparecem mais ? Deixem de poluir nosso Rio
    Que a mudança comece por vcs mesmos não culpem os governos não me digam aí oq adianta mandar limpar e vcs continuarem poluindo o nosso Rio ahh me poupe

  11. Gilmar Suassuna says:

    Mas é lógico que iam voltar! Ou a PMPA achava que elas iam ser contidas pela barreira (caríssima, sem licitação) e depois desapareceriam como mágica? Acumulam, forçam e passam por baixo ou por cima, era esperado pelos inteligentes “tecnicos” que bolaram a barreira. Querem apostar que agora vão contratar outra empresa (emergencial, SEM licitação, pra remover com caçambas de novo? E que algum “gênio” vai sugerir que se precisa de uma barcaça caríssima pra recolher as que ficam na barreira (SEM licitação)? Aguardem. Podiam ter dado solução completa, mas aí, como ficariam os amigos do Rei, como ganhariam dimdim dos nossos impostos, né?

  12. Ricardo says:

    Prefeito, quando vão fazer o restante do calçamento do Caminho dos Lagos? Depois da ultima chuva acabou com tudo.
    Queremos praças, mas queremos também ruas decentes para andar.

  13. Denes says:

    Pior secretario que já houve, sem condições , não fez nada , não sabe de nada , prejuízo pra todo mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!