18 de abril de 2024

Baronesas: Promotora de Justiça proíbe banho no Balneário Prainha em Paulo Afonso (BA)

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA

Em resposta à promotora, o prefeito Luiz de Deus reforçou que não será permitido o banho na área, até que haja uma segunda ordem do Ministério Público. Foto: Ascom/PMPA.



 

 

A Promotora de Justiça, Luciana Espinheira da Costa Khoury, enviou ofício à Prefeitura de Paulo Afonso proibindo o banho no Balneário Prainha. No documento, ela explica que a medida está sendo tomada devido ao acúmulo de baronesas no local (VEJA AQUI), prevenindo problemas de saúde para a população.

 

“Tendo em vista que análise realizada pelo INEMA no ano 2018, constatou que a presença das baronesas contra indicam a recreação nos locais em que estas se acumulam, com possíveis riscos à saúde dos usuários, conforme Resolução do Conama, solicitamos os préstimos de Vossa Excelência no sentido de que sejam tomadas medidas por parte dessa Prefeitura para não permitir banhistas no local, em caráter de urgência”, diz o texto.

 

Em resposta à promotora, o prefeito Luiz de Deus informou as ações que estão sendo realizadas na Prainha para retirada das plantas e reforçou que não será permitido o banho na área, até que haja uma segunda ordem do Ministério Público.

 

Ações

 

As baronesas que chegam a Paulo Afonso vêm de cidades ribeirinhas que descem o leito do rio até alcançar as águas do município. O fenômeno, que acontece anualmente, está cada vez mais intenso devido aos dejetos que são despejados no Rio São Francisco, aumentando o nível de poluição. Desde o ano passado, quando surgiram as primeiras aglomerações da planta, a administração municipal não tem medido esforços para a limpeza. Homens e máquinas revezam-se diuturnamente para devolver a área de lazer ao seu molde natural.




 

Em 2018 a Prefeitura de Paulo Afonso instalou um cabo de contenção das plantas para evitar que chegassem à margem do rio. “Uma ação praticada por vândalos na noite da última segunda-feira (18), causou imenso transtorno. O corte do cabo de contenção das baronesas fez com que as plantas invadissem toda a área de banho”, justifica a prefeitura.

 

Ao tomar conhecimento do ocorrido, a administração municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, registrou Boletim de Ocorrência junto à Delegacia para que as autoridades competentes possam investigar o que de fato aconteceu.  Para a retirada das baronesas, homens e máquinas estão realizando a limpeza para que o problema seja revertido o mais breve possível. “Realizamos a queixa e vamos aguardar a ação das autoridades para que isso não venha a se repetir. Colocamos uma equipe com homens e máquinas para retirar as plantas e já estamos tomando as providências para restauração do cabo de contenção, que deverá ser reinstalado nos próximos dias”, explica o secretário de Meio Ambiente, Francisco Alves de Araújo.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 12

  1. Sei futuro says:

    Então ela Mader proibir o fornecimento de água da embasa a população de Paulo Afonso como que ela fala que a água está in própria para banho e consumo e baseada em um inspeção de 2018 tenha dor Dr

    • Junior says:

      Água para o consumo é tratada!

    • Francisco says:

      E como entro na agua para tomar banho se não tenho acesso devido as baronesas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tem que proibir devido aos coliformes fecais que existe na agua independente das baronesas Doutora.

  2. FU MANCHU says:

    Deixem disso, invejosos. Já viram a quantidade de caminhões pipas em frente a hotéis e pousadas na cidade de Paulo Afonso? Sim, a água que o hóspede toma banho, escova os dentes e vamos até dizer bebem é proveniente do rio sem o mínimo tratamento pois a EMBASA não dá acesso a abastecimento de caminhões pipas nas duas dependências, logo não é tratada, promotora de ligue.

  3. Esclarecido says:

    Sei futuro, onde vc leu a palavra consumo ali? E outra, o problema é a presença das baronesas… E não é proibição, é não permissão até a retirada delas, pelo menos foi o que eu li. Mas se quiser pode se enfiar na água e adoecer. Faça bom proveito do seu banho!

  4. Marcio says:

    Turista evite a prainha

  5. irmao rodrigue maia prainha says:

    parabem promotora pela a sua iniciativa tem quer fechar nao abrir mas nunca. la e um bacanal a noites meninas de 12 13 14 15 anoa a cima se prostitipuidos por dinheiros para comprar drogas. muitas maconhas a noites. eu moro na prainha eu sei de tudo. muito bem promotora.

    • Francisco says:

      Por essa e outras razoes quando vem familiares conhecer a cidade não indico esse local.

  6. Marcio says:

    Achei correto. Ínfelizmente nosso rio está morrendo… a poluição em todas as cidades esta aumentando e as baronesas invadem.. parabéns Chico pela coragem de enfrentar essa bronca

  7. Anônimo says:

    Pra acaba nao mais pra dininuur e so proibir a colocasao de tanque rede pra criaçao de tilapia no rio a poluiçao aunentou depois do extrativismo do rio pelo grandes empresario.

  8. Arnaldo says:

    O poblema esta Rio acima e Rio abaixo o poblema esta na exporaçao da pisicultura

    • Francisco says:

      Psicultura que nada…………….o problema se chama BOSTA ……………..esssa praia devia se chamar praia da bosta em inglês fica mais bonito para chamar turista BOSTABEACHE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!