Apesar dos protestos, Estado fecha a melhor escola de Rodelas; alunos se revoltam (Fotos e Vídeos)

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 3 de Março de 2018 às 1:13

Fechamento do Colégio Nossa Senhora do Rosário gerou revolta em alunos, pais, professores e funcionários em Rodelas-BA. Fotos: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR).

“Quem abre uma escola fecha uma prisão”. Essa frase escrita no século XIX pelo pensador francês Victor Hugo e reproduzida na manhã de hoje, dia 2 de março, pelo estudante Pedro Soares, 16 anos, da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Rodelas-BA distante 116 km de Paulo Afonso, simbolizou a revolta de uma população, que ao longo dos 54 anos de existência da instituição, se orgulhou com o título de umas das melhores escolas da região nordeste da Bahia, mas que agora, e de forma inesperada se depara com o seu fechamento tendo como principal justificativa a baixa demanda de alunos na cidade, que possui um outro colégio, onde há também oferta de turmas do nível médio.

 

Todos os alunos e os servidores que fazem parte do quadro da instituição terão que ser transferidos para o Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, já a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de março. O Colégio Nossa Senhora do Rosário foi criado em 1964, dois anos após a emancipação política do município, sendo a primeira instituição de ensino a ofertar o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio na cidade.

 

Aluna esperançosa chega ao colégio coberta pela bandeira do Estado Bahia para participar da reunião. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)

A  proposta apresentada pela SEC-BA  foi considerada autoritária, porque não foi dialogada com professores, estudantes e famílias, os mais afetados pela mudança, ao contrário do que havia prometido na última segunda-feira (26/2), a Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Educação, Isabella Paim Andrade, numa reunião realizada em Salvador com professores e representantes políticos da cidade, de que no dia 2 de março enviaria uma equipe à escola com objetivo de uma avaliação técnica para somente depois tomar uma decisão. Todos se sentiram enganados.

 

Equipe da Secretaria Estadual da Educação antes da reunião com os professores do colégio. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Funcionários recepcionam equipe da Secretaria Estadual da Educação antes da reunião com os professores do colégio. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Em entrevista ao portal PA4, Maria Mazarelo do IREG garantiu a continuidade de acordo de cessão do prédio por 20, 30, 40 anos ou o tempo que for necessário, sem nenhum ônus para o Estado. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR).

O mais triste ainda é que o Governo da Bahia está fechando uma escola que formou brilhantes profissionais rodelenses e que somente nos últimos três anos foram dezenas de aprovados em universidades públicas nos mais concorridos cursos como Medicina, Engenharia Elétrica e Civil, Direito, Psicologia entre outros. O colégio possui carteiras em bom estado, quadra de esporte, todas as salas climatizadas, biblioteca bem conservada, auditório, áreas de convivência, sala de exposições de projetos estruturantes e televisores.

 

O sucesso e as conquistas da escola foram reconhecidos inclusive por Marcos Pires,  atual Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional do Território de Itaparica (antiga Direc 10) também presente à reunião de hoje. Ele também elogiou a equipe pedagógica da escola.

 

Marcos Pires (Diretor do NTE-24) e Gilvânia Moura (Diretora do Colégio Nossa Senhora do Rosário). Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)

Outro argumento utilizado pelo Estado é que considerando o quantitativo de estudantes matriculados no ensino médio em Rodelas não havia mais necessidade do funcionamento de duas unidades. Como o prédio da Escola Nossa Senhora do Rosário não pertence ao Estado e sim ao IREG –  Instituto Rodelense de Educação Gratuita através de termo de Cessão, a Secretaria optou pela manutenção do Colégio Dulcina.

 

O secretário municipal de Agricultura, Marcos David, representou o prefeito Geraldinho de Livino. Foto: Divulgação

“A secretaria estadual de educação decidiu porque ela vem fazendo um estudo de 5 anos sobre a demanda de matrículas no município e uma das decisões foi para o fechamento do ensino médio, não é o fechamento do colégio, porque o colégio o prédio não é nosso, é o fechamento do ensino médio, porque na cidade de Rodelas não tem alunos suficientes para estarem matriculados em duas escolas, então mesmo tendo aluno matriculado em duas escolas tinha professor excedente e salas vazias nos dois colégios., como o Colégio Nossa Senhora do Rosário, o prédio pé cedido não é nosso aí foi feita a opção da escola que o prédio é de propriedade do Estado, até porque o Estado não pode fazer investimentos de infraestrutura num colégio cedido”, explicou Marcos (NTE-24).

 

Diretora do Colégio Nossa Senhora do Rosário há 09 anos, Gilvânia Moura participou da última reunião realizada à porta fechada, em uma sala de aula, onde não foi permitida pela equipe do Estado a presença da imprensa, mas somente para ouvir o ultimato, mesmo utilizando todos os argumentos para tentar sensibilizar os técnicos do Governo, em vão. Gilvânia estava acompanhada de suas vices, professores, vereadores e do representante do prefeito Geraldinho de Livino, secretário municipal Marcos David que indignado declarou ao portal PA4: “Está faltando respeito e democracia com os alunos no Governo da Bahia”.

 

 

 

Biblioteca do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA que está sendo fechado pelo Estado. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Sala de exposições de projetos estruturantes dos alunos do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA que está sendo fechado pelo Estado. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Quadro com exposição de ex-alunos aprovados nos vestibulares dos últimos 3 anos em Medicina, Engenharia, Direito e outros cursos. Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Quadro de servidores do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Sala de aula do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Auditório do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Faixa contra o fechamento do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Faixa contra o fechamento do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA dando as boas-vindas à equipe da Secretaria Estadual da Educação. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Alunos com a Bandeira do Estado da Bahia e um quadro do governador Rui Costa e frente do Colégio Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário (IREG) – Rodelas/BA. Foto: Divulgação.
Muro frontal do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a adentrar no referido colégio para o registro de imagens. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Portal de entrada do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a registrar imagens internas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Muro lateral do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a registrar imagens internas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Muro lateral do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a registrar imagens internas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Muro lateral do Colégio Estadual Dulcina, que receberá na próxima segunda-feira (5), alunos e funcionários do IREG. DETALHE: A equipe do portal PA4 não foi autorizada a registrar imagens internas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)

36 pensamentos em “Apesar dos protestos, Estado fecha a melhor escola de Rodelas; alunos se revoltam (Fotos e Vídeos)”

  1. Segunda escola fechada em dois meses só no Núcleo 24. Parabéns Governador, continuar assim sua reeleição tá garantida. Afinal, daqui pra outubro o povo já esqueceu e você tem seus cabos eleitorais aqui na região, uma família acusada de corrupção, que foi a favor do golpe e ainda continua na sua gestão. Vida que segue…

  2. Compreende-se até certo ponto o fechamento da escola, quando o governo quer reduzir custos e garantir o pagamento dos seus professores, porém o que não dá para entender é fechar a melhor escola em termos de resultados, sendo uma das melhores da região, fato comprovado pela própria Secretaria de Educação do Estado e do NTE-24… E falar que a questão é o prédio que não é do Estado é apenas uma mera desculpa para atender a vontade política interiorana de alguns, que olham apenas para o seu umbigo não importando o crescimento educacional do povo rodelense…

  3. Absurdo total! Falta de respeito com a comunidade
    Rodelense, com o povo baiano. Resultado para esse governo não importa, o importante é superlotado salas, colocar alunos em risco, deixar professor excedente e aluno sem escolha.. Espero que essas governador saia. Nós baianos não tivemos sorte com governador do PT. Votei nos dois espero nunca mais cometer essas erro.

  4. Totalmente absurdo o ato do governo! O senhor não sabe o mal que está fazendo com a população ! Sem nexo suas explicações! Todos que estão manipulando os fatos que não tem coerência alguma…poder acaba! Mais Deus é maior que tudo isso que estão fazendo.

  5. Rui COsta, você realizou o sonho de alguns rodelenses que tinha raiva dos donos do ireg, agora eles podem morrer felizes. OPS! POdem não! AInda voa ter que pagar o que fizeram com os alunos, funcionários e professores. Morram não, ainda tem que pagar!

  6. Triste o fechamento do IREG. Porém é mais triste ver esse …. (rapaz de péssima…) bancar de defensor… um verdadeiro oportunista que só quer aparecer as custas dos professoree e alunos. Todos nós de Rodelas sabemos como ele se comporta.

  7. Sr.governador! É extremamente absurdo tal ato o sr. Foi eleito para ampliar e dar melhores condições de estudos aos jovens que não teem possibilidades de pagar uma escala particular, certamente o sr. Nunca parou pra pensar na super lotação que vai as salas isso vai dificultar bastante a aprendizagem desses jovens, que já tem tão pouco! Tirar deles a opção de escolha o desejo de optar qual instituição se adequa melhor as possibilidades deles isso é uma injustiça! A quem depositou um voto de confiança no sr. Espero em Deus que o sr. Se arrependa do fez.

  8. Absurdo total! Falta de respeito com a comunidade
    Rodelense, com o povo baiano. Resultado para esse governo não importa, o importante é superlotado salas, colocar alunos em risco, deixar professor excedente e aluno sem escolha.. Espero que essas governador saia. Nós baianos não tivemos sorte com governador do PT. Votei nos dois espero nunca mais cometer essas erro.

  9. Isso o que eles fizeram é uma vergonha primeiro fizeram tudo o contrário que combinaram na reunião fazendo os políticos de rodelas e até mesmo o deputado de besta com essas historinhas sem cabimento,depois colocar nossos filhos numa escola que não tem o mínimo de segurança com as paredes caindo,esgotos estourados pra todos os lados e dentro do próprio colégio não tem como aceitar é uma vergonha professores e diretora arrogantes,nunca mais veremos nossos filhos disputando prêmios nos projetos estruturantes.

  10. É um absurdo fechar uma escola que tinha ótimos resultados com muitos alunos na faculdade, sempre ganhava prêmio anjos 1o. Lugares dos Projetos Estruturantes, como também no esporte, para colocar num colégio pequeno, sem estrutura, consegui esgotos estourados, diretora mal educada, pirracenta, professores ignorantes e mal educados . Isso é muito triste.

  11. É um absurdo fechar uma escola que tinha ótimos resultados com muitos alunos na faculdade, sempre ganhava prêmio anjos 1o. Lugares dos Projetos Estruturantes, como também no esporte, para colocar num colégio pequeno, sem estrutura, consegui esgotos estourados, diretora mal educada, pirracenta, professores ignorantes e mal educados . Isso é muito triste.
    Salas superlotadas, professores excedentes!
    A Educação pra você é isso, Governador ????

  12. No mundo que estamos vivendo, fechar uma escola é inacreditável!!!! É burrice !
    Quem fecha uma Escola, abre uma prisão !
    Salas superlotadas e professores excedentes, é assim que você quer a ótima Educação, Sr. Governador.
    Vai perder muitos votos por conta dessa sua decisão!!!!!
    Os estudantes têm direito de escolher a Escola e o horário que quer e pode estudar e não ser obrigados a estudar num Colégio sem estrutura, esgotos estourados dentro do Colégio, e o prédio velho caindo os pedaço.

  13. Este é o “governador acessível” como disse um certo bajulador em outra matéria neste site.
    Fechando escolas e ainda dando rasteiras em que ainda tinha esperanças.

  14. Muito triste isso q aconteceu com o nosso colégio Nossa Senhora do Rosário não tem cabimento isso fechar colégio não existe,eles querem o que que nossos filhos se tornem marginais pq é isso q vai acontecer sem estudo graças a esse governador q não vale nada junto com Odinaelto da DIREC que fez questão de fechar com o apoio do diretor Marcos.eles não fizeram nenhum esforço para o ireg continuar e favorecer a diretorazinha Edivânia que agora vai ter q dar os pulos dela pra dar conta de tantos alunos ,brigas ,professores excedentes,eseco de funcionários o principal vai ter q dar o estudo q eles garantem q tem e o colégio que ta em ponto de cair na cabeça de todos ,a diretora com Marcos e Odinaelto vão ter q dar conta e provar q tavam certos em fechar o ireg,agora eu quero ver eles conseguirem.

    1. Boa tarde! Sou professora do Ireg e também estou indignada com o fechamento da nossa escola mas não vamos acusar o nosso núcleo, principalmente Odinaelton, ele e Laercio sempre demonstraram companheiros em relação à nossa escola.

  15. Olá conterrâneos,
    Hoje tomoi conhecimento do interdito agora do governo da Baha a quem tenho profunda deferência.
    Não podemos deixar que revalecer essa situação excludente no nosso Chão , este nasceram Diolina e Catarino Soares meus avós paternos os quais tiveram seus filhos; Otacílio Soares, Gabriel, Oscar , João e Pedro Soares.,
    Contem comigo para que possamos engrossar as trincheiras de luta com vistas a devolução das chaves da Escola N. Do Rosário em nossa cidade. Comungo com Victor Hugo: fecha-se a vida e abre-se a morte. Grifo meu.
    Ornellas 1@terra.com .br

  16. Olá conterrâneos,
    Hoje tomoi conhecimento do interdito agora do governo da Baha a quem tenho profunda deferência.
    Não podemos deixar que revalecer essa situação excludente no nosso Chão , este nasceram Diolina e Catarino Soares meus avós paternos os quais tiveram seus filhos; Otacílio Soares, Gabriel, Oscar , João e Pedro Soares.,
    Contem comigo para que possamos engrossar as trincheiras de luta com vistas a devolução das chaves da Escola N. Do Rosário em nossa cidade. Comungo com Victor Hugo: fecha-se a vida e abre-se a morte.
    Acompanho historicamente a labuta educativa de vocês e especialmente da minha prima Mazarelo e sei da sua força, coragem e determinação para o fomento do Chao da Terra.

  17. O pior ? que esses mesmos que hoje diz está do lado dos alunos e professores , serão os mesmos que pedirão para a população de rodelas reeleger ele !

  18. Agradeço ao prefeito, aos vereadores e alguns deputados pelo apoio a nossa luta quanto ao não fechamento do IREG, assim como a prof Rita Rezende e prof Dadinho, que juntos foram a Salvador na tentativa de buscar saída, reverter essa decisão tomada pelo governador Rui Costa. Lamentavelmente o que foi acertado na reunião não foi cumprido.
    Senhor governador, se a decisão quanto ao fechamento da escola já estava tomada, por que razão foi dito que viria uma equipe para avaliar os dois prédios? Por que agir assim?
    Enganados!!! Assim me senti como profissional da rede Estadual. Enganada!!!Assim como acredito que todos que estavam na reunião em Salvador se sentiram. Foi combinado uma acao mas foi executada outra.
    E inaceitável a ideia de fechar escolas, mas se a decisão já estava tomada, que ao menos tivesse o cuidado, a preocupação e o interesse em alojar os professores, Senhor governador.
    Alunos sem direito de escolha quanto em que escola estudar, em que turno estudar, vale lembrar aqui que muitos só podem estudar a tarde e já não estão encontrando vaga nesse turno. Professores excedentes, estamos oito professores excedentes. Professores com 18, 20, 23 anos de serviços prestados à rede abandonados, à mercê. É justo? E certo Senhor governador?
    Foi uma atitude infeliz essa de fechar a escola, o tempo mostrará!

  19. O Governador tem razão… Juntando as duas não dá 300 estudantes. Tinha que fechar uma das duas… Ao Invez do Ireg, tinha fechado o Dulcina. O Ireg sempre aprovou mais estudantes em vestibulares e é uma escola bem melhor localizada.

    1. Verdade! Deveria ter municipalizado Dulcina já que é uma escola com estrutura para primário e continuado com o Col. Nossa senhora do Rosário. Os alunos não querem somente o curso técnico, querem ensino médio normal e o Dulcina não comporta todos alunos.

  20. Agradeço ao prefeito, aos vereadores, aos deputados que apoiaram a luta ao não fechamento do IREG, assim como a professora Rita Rezende e ao professor Dadinho. Todos foram a Salvador numa audiência com o governador Rui Costa na busca de reverter essa decisão, ou melhor, com argumentos mostrar a importância de se manter a escola.
    Ficou acertado , na reunião, que uma equipe viria avaliar os predios( IREG e DULCINA) , mas, lamentavelmente o que foi acertado não foi cumprido. Foi combinado uma ação mas executada outra. A equipe veio realmente mas com a resposta pronta. O colégio fecha. enganados! Assim sentimos!
    É inaceitável é inacreditável a ideia de fechar escola, porém governador Rui Costa e comitiva, já que fechou tivesse ao menos o cuidado, a preocupação é o interesse de alojar os professores. Somos oito professores excedentes, professores com 18, 20, 23 anos de serviço prestado à rede e não nos deixar a mercê, abandonados.
    Os alunos matriculados, porém sem opção de escolha;em que escola estudar, em que turno estudar. Muitos na luta pois não podem estudar pela manhã e sem encontrar vaga no horário vespertino. É justo? É certo?
    O tempo mostrará o quão erro cometeu governador Rui Costa!

  21. Já se sabe quais são os poucos mais de 6 rodelenses que se empenharam para fechar O CNSR/IREG.
    A luta suja desses gatos pingados RESULTARA NUMA VITÓRIA DE PIRRO. (QUEM JÁ OUVIU FALAR DESSE FATO HISTÓRICO?)

  22. Já se sabe dos nomes dos pouco mais de 4 rodelenses que conseguiram fechar, provisoriamente, o CNSR /IREG.
    ESSA LUTA SUJA DESSES INSENSATOS, DESUMANOS, IRRESPONSÁVEIS E INSENSVEIS,
    SÁBEM QUE CONSEGUIRAM SER VITORIOSOS APENAS NESSA BATALHA DE PIRRO. (vejam o que é esse episódio histórico).
    RODELAS É FORTE, GRANDE E SABIA.
    TEM MAIS DE TREZENTOS ANOS DE VIDA E VIVERA POR MAIS ALGUNS MIL ANOS.
    Uma vitórinha dessa vai se acabar soterrada PELA AVALANCHE DE VITÓRIAS NOBRES… QUE VIRÃO. E

  23. Tristeza saber que esse governador não olhou para o mal que fez a nossa cidade. Fechar uma escola só para levantar outra, porque a outra nunca apresentou bons resultados. E o povo é covarde porque não viu que os mais afetados são eles. O governo da Bahia está negando educação ao município de Rodelas.

  24. Verdade !
    O Dulcina nunca apresentou bons resultados.
    Recebe mais dinheiro do que o IREG e mesmo assim, não se destaca.
    É lamentável a decisão do Governador e essas pessoas de Rodelas que contribuiu.
    fFeshar uma Escola para a outra poder se levantar é uma vergonha. Isso é coisa de gente sem competência que para se destacar tem que fechar o IREG.

    Mas não adianta, qd for competi em Paulo Afonso e ganhar, todo mundo vai saber que foram Os EX-ALUNOS DO IREG QUE GANHARAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.