17 de abril de 2024

Nelson Moratto – Fazedor de poesias tridimensionais

Por

Filho de pernambucanos, nascido em Minas Gerais, Nelson Moratto é sim da terra, vivendo aqui em Paulo Afonso desde os seus 13 anos. E foi na infância observando os primos que eram santeiros, que despertou o interesse em criar suas próprias esculturas em madeira.

"A questão da vocação artística vem desde criança. Acredito que a arte praticamente você já nasce com ela, apenas aperfeiçoa. No fundo no fundo tudo mundo é artista; algumas pessoas têm a chance de aperfeiçoar outras não…", disse Nelson, que já trabalhou com outro tipo de arte, começou com a pintura, mas devido a problemas de saúde por conta da tinta, optou pelas esculturas em madeira e outros tipos de materiais.

Suas obras que mais parecem poesias tridimensionais, não são à toa que carregam esse lirismo. Além de artista plástico, Nelson é escritor e possui três livros já prontos; um é de caráter mais filosófico, outro de poesias e um de contos. Pelo caminho da música ele também se enveredou, cursando música na UFBA (Universidade Federal da Bahia), uma especialização em contrabaixo para orquestra.

Sua herança artística já está sendo deixada. Seu filho já é artista e desenvolve um bom trabalho com metais. As filhas possuem uma tendência mais para o lado da música e da escrita. Hoje pode se dizer sim que Nelson vive de sua arte, que já foram expostas na Itália, França e vários outros países da Europa. Agora no final de abril ele viajará para expor em Portugual.

Pra quem quiser apreciar um pouco do trabalho de Nelson Moratto, pode ver uma de suas obras no centro da cidade, em uma fachada comercial. A obra que foi feita sob encomenda em homenagem ao avô do dono do estabelecimento, está na Rua Santo Antônio, esquina com a Rua Monsenhor Magalhães – antiga Rua do Coqueiro.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!