29 de março de 2024

Site cultural destaca musicalidade de Paulo Afonso através do ‘Trio Dona Florinda’

Por

O Trio Dona Florinda foi formado em 2012, com o objetivo de divulgar a música nordestina de raiz, tendo na sua essência estilos musicais como o forró, baião, xaxado, ciranda, xote e arrasta-pé.

O grupo é composto por três jovens que vivem em Paulo Afonso, região do sertão da Bahia, jovens estas que com suas belas flores nos cabelos carregam a arte de interpretar poesias e canções regionais. Provam que o autêntico forró também pode ser representado através da sutileza e força da mulher.

Com Carolina Alexandra na voz e bandolim, nordestina e nascida em um berço artístico. Sua mãe uma diretora teatral, seu pai um bailarino. Teve sempre o palco como sua segunda casa, ingressando assim de forma natural no teatro, na dança e na música. Participou de vários espetáculos no qual a cultura do nordeste era exaltada, cantando, dançando e interpretando. Trouxe consigo para as apresentações do trio, todas essas linguagens artísticas bem como o amor a sua raiz.

Com Juliana Ponse no triângulo, uma paulista e professora que se encantou pela cultura nordestina através do contato que teve com o sanfoneiro e compositor Salvio Emanuel, com quem hoje é casada. Ao vir morar no nordeste, deixou a sala de aula e se rendeu à musicalidade regional, passando assim também a fazer parte do trio.

Com Amanda Ribeiro na zabumba, uma baiana que se identificou desde muito cedo com a música. Participou de bandas marciais tocando lira e posteriormente trompete, fez também parte da orquestra do exercito e trabalhou em projetos sociais com foco em instrumentos percussivos reciclados.

O Trio Dona Florinda lançou seu primeiro CD autoral em janeiro de 2013 e gravou seu primeiro DVD em março de 2014. Desde sua formação, o Trio vem ganhando espaço dentro do cenário do forró pé-de-serra no Nordeste, prova disso são as diversas apresentações feitas em locais exclusivamente dedicados à valorização do forró tradicional:

• Programa Arraiá Itararé – pela TV Itararé, afiliada da TV Cultura na Paraíba.
• Programa Momento Junino – pela TV Borborema, afiliada do SBT na Paraíba.
• Apresentações no Parque do Povo em Campina Grande – conhecido também como o “Maior São João do Mundo”.
• Apresentação no tradicional Trem do Forró (Expresso Forrozeiro) – que sai de Campina Grande com destino a Galante.

Recentemente, o trio esteve em turnê pela Europa divulgando seu DVD “Trio Dona Florinda – O forró tradicional perfumado por três flores do sertão” nas cidades de Lisboa (Portugal), Salamanca, Valdunquillo, Monasterio de Vega e Madri (Espanha) e Colônia (Alemanha).

Clique AQUI e veja matéria original.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!