28 de março de 2024

1ª edição da Convenção Nacional dos Produtores de Coco acontece em Salvador (BA) dias 17 e 18/01

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR




 

 

A primeira edição da Convenção Nacional dos Produtores de Coco será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro de 2019, no Auditório Rosa Abreu da Secretaria de Agricultura da Bahia. A Convenção é promovida pelo MOVIMENTO NACIONAL DOS PRODUTORES EM DEFESA DA CADEIA PRODUTIVA DO COCO. O evento reunirá produtores e pessoas ligadas à cultura do coco de dez estados brasileiros.

 

O encontro debaterá sobre a grave crise da cocoicultura brasileira que ora afeta mais de um milhão de pessoas envolvidas na respectiva cadeia produtiva. Esta crise é catalisada pelas importações desenfreadas de produtos derivados do coco por parte de grandes indústrias brasileiras. Tais derivados importados de coco, possuem baixa qualidade nutricional e alto potencial de contaminação microbiológica porque são resíduos de baixo valor em seus países de origem.

 

O pior é que tais importações contam com a anuência das autoridades de diversas esferas de governo estaduais e Federal. Tais indústrias contam com significativos benefícios fiscais concedidos em troca de ações de estimulo à produção local. No entanto, a realidade é outra. Tais industrias, desativaram as unidades de extração e processamento e agora apenas reembalam a matéria-prima importada adquiridas a preços muito baixos e são vendidos no mercado brasileiro como sendo produtos fabricados no Brasil originado nas fazendas brasileiras. Tal prática, força o preço pago ao produtor brasileiro a valores abaixo do custo de produção. Já o produto de exportação para países como EUA, usa matéria-prima brasileira extraída dos coqueirais brasileiros.

 

O evento culminará com a fundação da APROCOCO – Associação Nacional dos Produtores de Coco, no dia 17/01/2019 às 9:00h, no Auditório da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, entidade, localizada à 4ª Avenida Centro Administrativo da Bahia – Centro Administrativo da Bahia, Salvador – BA.

 

A APROCOCO será a instituição vinculada à Cadeia Produtiva que irá desenvolver ações de regulamentação da qualidade dos produtos de coco junto às autoridades sanitárias brasileiras e de defesa do consumidor, dentre outras.

Unidade Responsável: SEAGRI – BA.
Datas e horários: 17/01 das 09 às 17 h; 18/01 das 09 às 13 h.

Local: Salvador (BA) – Auditório Rosa Abreu da Secretaria de Agricultura da Bahia.
Promoção: MOVIMENTO NACIONAL DOS PRODUTORES EM DEFESA DA CADEIA PRODUTIVA DO COCO
Público-alvo: Grandes e Médios Produtores Rurais e Cooperativas, Profissionais ligados à inovação, Pequenos Produtores Rurais e Cooperativas, Comunidade Científica e Acadêmica, Institutos de Pesquisa Agropecuária

Apoio: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rodelas – BA (SEAMA) e Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (SEAGRI – BA)

 

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!