16 de abril de 2024

Espaço do leitor: ‘Dom Mário Zanetta (Glória-BA) é uma Escola!’

Por

Vivemos numa sociedade onde a crítica nasce de parto natural e o elogio de cesárea, quando não é abortado. É verdade que convivemos diariamente com descasos, escândalos e a tendência é ocupar os espaços disponíveis, para expressar nossas indignações. No entanto é necessário que evidenciemos as boas práticas, afinal a melhor lição é o bom exemplo.

 

Com a singeleza das parteiras tradicionais do nosso nordeste, quero trazer ao mundo o exemplo de uma equipe de professores que sai diariamente das cidades de Paulo Afonso e Glória BA, percorrendo cerca de 50 quilômetros, viajam às 06 horas e só retornam às 18 horas. Sabemos que em nosso país, percorrer distância é uma labuta comum desses profissionais. Mas, o que nos chama atenção é a espontaneidade  que  dedicam suas habilidades pessoais, aptidões em artesanato, música, computação e etc, a serviço da educação. Entusiasmo constante  cooptando e incentivando o apoio de parceiros, como a Codevasf que contando com a sensibilidade de seus funcionários disponibiliza escola de informática, biblioteca e demais dependências do Centro Administrativo do Perímetro Irrigado Glória, onde os professores promovem comemorações, atividades lúdicas e palestras sobre variados temas, como por exemplo: meio ambiente, droga , violência, saúde, empreendedorismo, sintonizando pais e alunos com a realidade globalizada. Uma soma de talentos sob a proficiência dos mestres Jean Alcântara Leite e Célia Maria Ramos da Silva que revalidam a afirmação do educador e filósofo Paulo Freire. ”  Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a produção ou a sua construção.”

 

Esta equipe leciona em um estabelecimento de ensino localizado no km 51 da BA 210, entre o Rio São Francisco e a Caatinga, construído em 1999 pela Chesf  para atender aos reassentados, e hoje pertence ao município de Glória atendendo também as comunidades circo vizinhas. Chesf e reassentados acertaram, quando unânimes decidiram homenagear o nosso eterno bispo, que vivendo a igreja missionária agora apregoada pelo Papa Francisco, interveio nos embates causados pela construção da barragem de Itaparica. “A função do professor é um verdadeiro sacerdócio”, e graças a esta equipe de professores, podemos afirma que literalmente também, Dom Mário Zanetta é uma Escola.  

 

José Tenório dos Santos

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!