29 de março de 2024

Polícia Militar inicia Projeto de Criação do Canil em Paulo Afonso

Por

Hoje foi dado início a mais um projeto estabelecido no Plano de Metas do Ten Cel PM Josemar Pereira Pinto, comandante do 20º BPM. Trata-se do Projeto de Criação do Canil do 20º BPM.

 

Desde que assumiu o comando da Unidade em 10 de abril do corrente ano, o Ten Cel PM Josemar tem procurado inovar nas modalidades de policiamento ostensivo, dando suporte técnico aos policiais militares, através da realização de instruções voltadas para o aperfeiçoamento profissional.

 

O Projeto de Criação do Canil deu seu “ponta pé” inicial com a chegada da cadela “Nina”, da raça labrador, que começou seu adestramento hoje, pelo Ten PM Tarcísio de Sá Rezende.

 

A intenção do Comandante da Unidade é desenvolver ações policiais militares utilizando cães, modalidade que vem se ampliando ao longo do tempo devido às vantagens da utilização de animais adestrados para o exercício da atividade policial.

 

A par do grande impacto psicológico, os cães policiais são muito úteis no policiamento ostensivo, em eventos desportivos, no controle de tumultos, revistas em presídios, contenção de agressores da sociedade, nas operações de busca às pessoas perdidas, resgates e salvamentos de acidentados, localização de drogas e artefatos explosivos, varredura de edificações e matas, e ainda nas demonstrações de caráter educacional e recreativo1.

 

SAIBA MAIS:

Nas abordagens a pessoas em atitudes suspeitas, o cão faz a segurança enquanto o policial efetua a busca pessoal. Neste momento, o cão fica em alerta, atento ao comando de ataque, se for preciso1;

No caso de agressor armado, o cão policial é treinado para saltar e agarrar-lhe o braço, imobilizando-o. Uma mordida dessas equivale a 500 quilos de pressão, fazendo com que a arma do agressor caia no chão1; 

O ofendido não precisa se preocupar com os efeitos infecciosos de uma possível mordida, pois os cães são vacinados. Não há relatos de que uma mordida de cão da Polícia Militar tenha deixado sequelas permanentes1;

Na Polícia Militar, todos os cães são de raça pura, possuem registro de origem, passam por rigorosa dieta alimentar e por frequente inspeção veterinária1;

 

Os interessados em doar filhotes ao Canil da Polícia Militar de Paulo Afonso podem entrar em contato pelo telefone (075) 3282-8034/8036.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!