29 de março de 2024

Ícaro Freire – O pauloafonsino medalha de bronze no campeonato mundial de jiu-jitsu

Por

O estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Montessori, Ícaro Freire (17), teve sempre uma grande afinidade com os esportes. Desde o início da sua adolescência já praticou bicicross, tênis de mesa, capoeira e muay thai. Mas é no jiu-jitsu que Ícaro tem ganhado destaque.

O interesse pela arte marcial veio depois de uma palestra sobre o esporte que ocorreu no seu colégio. Desde então, Ícaro pratica jiu-jitsu há aproximadamente 4 anos. A Nova União – BA é a academia que treina em Paulo Afonso e qual conseguiu acumular as suas conquistas do último mês de julho. Ícaro lutou em Feira de Santa (BA) e ficou em 1º lugar na sua categoria e 3º na adulta. Já em Floresta (PE), foi campeão na sua categoria e vice na adulta.

A sua mais recente alegria se deu no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, evento que aconteceu de 19 a 22 de julho no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo (SP). Além da adrenalina em participar de evento com mais de 6 mil atletas e a experiência de respirar um pouco do ar da maior metrópole do país, lembranças que Ícaro carregará consigo para o resto de sua vida, a sua viagem a São Paulo não poderia deixar de ser coroada de forma melhor. O nosso atleta pauloafonsino voltou para casa com o peso da medalha de bronze de um mundial no pescoço.

Ícaro sempre treina a fim de buscar os melhores resultados, apesar disso, têm consciência também de que as derrotas podem aparecer pelo caminho. Ele comemora cada vitória, mas não se deixa deslumbrar por nenhuma delas e mantém seu pé no chão, ciente de que seus ganhos não vieram sem esforços, nem ao menos foram conquistados sozinhos. “A medalha não é só minha, é todo um conjunto. É minha equipe, meus familiares, meus amigos… E até mesmo aquelas pessoas que dizem que eu nunca vou conseguir me incentivam de certa forma”, disse o atleta.

 

 

Mas para Ícaro, existem outras conquistas que se deram através do jiu-jitsu tão importantes quanto às medalhas. O esporte tem servido também para ele como um campo para se construir e fortalecer amizades. Humildade e perseverança são virtudes que passaram a fazer cada vez mais parte da vida de Ícaro por meio da arte marcial, que trouxe ainda amadurecimento ao pauloafonsino. “Muitas pessoas pensam que saber lutar é o essencial para praticar o esporte. Mas saber jiu-jitsu é muito mais do que lutar…”, revela o jovem, que disse ainda considerar tal esporte como apaixonante, sinônimo de saúde e juventude, uma filosofia que transformou completamente seu jeito de ser, viver e ver o mundo.

Ícaro diz ser um jovem calmo, prefere programas mais caseiros, prioriza Deus e a família, e apesar da pouca idade, demonstra ser um rapaz responsável e centrado em seus objetivos. Os estudos ainda têm sido prioridade, mas Ícaro consegue organizar seu tempo de modo a cumprir com todas as suas obrigações diárias. Pela manhã há os estudos e à noite acontecem os treinos. Fora isso, o jovem ainda consegue arrumar tempo para ajudar no trabalho do pai, Carlinhos Som.

Ao site ozildoalves, Ícaro adiantou que no próximo ano deverá se mudar para Petrolina, onde pretende cursar Medicina, indo atrás de uma paixão e admiração pela profissão que o persegue desde criança. Mas engana-se quem pensa que com isso o rapaz irá deixar o esporte de lado. Nem mesmo ele se mudou, mas já soube que em Petrolina existe a academia Nova União – PE, então, ficar sem treinar não será problema.

Ainda com a faixa azul, o pauloafonsino se diz um bebê dentro do jiu-jitsu e pretende ainda se dedicar muito ao esporte, participar de mais campeonatos e se empenhar para marcar presença em uma competição que acontece na Califórnia ano que vem. Mas seja qual for o caminho que Ícaro Freire decida seguir, certamente os pais, demais familiares, amigos, os professores Emanuel e Flávio, e o Colégio Montessori, estarão na torcido pelo nosso jovem talento.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!