19 de abril de 2024

Entrevista: Comandante da PM diz que Lei Seca será cumprida em Paulo Afonso

Por

A ponto de completar três meses à frente do vigésimo Batalhão de Polícia Militar, o comandante Josemar Pereira Pinto concedeu entrevista exclusiva ao portal ozildoalves.com.br e falou das ações da instituição nos mais variados aspectos da segurança pública. O Coronel disse também que é preciso que haja uma parceria entre a PM e a sociedade para que o trabalho da polícia possa fluir em consonância com os anseios populares. Confira, abaixo, a entrevista com o comandante.

 

 Tenente-coronel Josemar Pereira Pinto

 

OA – Apesar do pouco tempo no comando do 20º BPM, que avaliação o Sr. Faz da segurança pública em Paulo Afonso?

 

Comandante – Ainda é um pouco prematuro, porque eu só tenho aqui dois meses, mas eu diria que estou realinhando o emprego operacional, sei que temos muito a fazer ainda, mas aos poucos vamos ajustando principalmente com a participação da sociedade, pois é ela que está fiscalizando meu policiamento e ajudando a corrigir as pequenas falhas e pontuando os locais necessários da aplicação do policiamento.

 

OA – De que maneira pode haver essa parceria entre a sociedade e instituição Polícia Militar?

 

Comandante – Nós temos o próprio 190 e o disque denúncia que é um ponto de apoio através do qual a pessoa pode informar, além de mensagens enviadas ao nosso e-mail bpm20.sme@pm.ba.gov.br que serão filtradas e investigadas. Temos também o telefone do disque cidadão cujo número é 3281-3926.

 

OA – Muita gente tem se queixado de que o 190 não está atendendo. Está havendo algum problema técnico com essa linha?

 

Comandante – Não está havendo nenhum problema com essa linha, mas eu gostaria que o cidadão que ligou e não conseguiu me informasse o horário, porque o que eu tomei conhecimento não que o 190 não esteja funcionando, mas que na ponta do sistema quando é solicitada a viatura, algumas ocorrências não estão sendo atendidas porque às vezes podemos ter uma demanda reprimida e naquele momento a ocorrência que foi solicitada não foi uma ocorrência que demandasse certa urgência, mas caso seja constatado que não havia nenhuma demanda reprimida pode ter certeza que irei apurar, porque quando aqui cheguei dois pilares eu fortaleci: a corregedoria setorial e o serviço de informações. Se ocorrer algum desvio de conduta ou não presteza ao serviço pode ter certeza de que vou apurar fielmente.

 

OA – A sociedade pauloafonsina está passando por um sério problema social que diz respeito a assaltos dos domicílios por menores delinqüentes. De que maneira a polícia pode interferir, haja vista que possivelmente cabe ao município e à justiça resolverem esse problema?

 

Comandante – Eu posso dizer que estou com uma boa relação com todos os órgãos de segurança tais como a nossa co-irmã polícia civil, o Ministério Público, o Gtran e o próprio judiciário e nós estamos monitorando também essa particularidade. Vou fazer um levantamento e monitoramento de onde está havendo uma maior incidência para ter uma freqüência maior das viaturas e monitorar esses jovens.

 

OA – Apesar de o trânsito ter sido municipalizado nós ainda vemos uma ação muito forte por parte da PM principalmente com relação às blitz que estão acontecendo até de forma muito contundente. Como é a relação entre a PM e os agentes municipais de trânsito?

 

Comandante – A melhor possível. Acho que é um instrumento a mais para ser utilizado no combate às infrações no trânsito. Vou voltar com a lei seca, inclusive já estou com alguns etilômetros porque fiz um levantamento e temos ocorrências com bebidas alcoólicas. O nosso relacionamento é, de fato, muito bom e o objetivo dos órgãos é fazer segurança pública para trazer a paz social.

 

OA – O Sr. Falou que tem um plano de metas para ser cumprido, quais são essas metas a serem cumpridas pelo 20º BPM?

 

Comandante – O Plano de Metas tem curto, médio e longo prazo. A curto prazo procurei realinhar o emprego operacional e onde só tinha um policial eu não concordava e por isso fui muito criticado, porque tirei e estabeleci alguns horários em alguns pontos como os hospitais e fui ver as incidências onde tinha um pico maior de ocorrências e coloquei das 11h às 23h; realinhei e agora são dois policiais 24h. Procurei melhorar e reforçar o serviço de informação da unidade; aumentei a mobilidade da primeira e quinta companhias justamente para viabilizar o atendimento da ocorrência com mais celeridade. Por ter um curso de cinotecnia pretendo criar a possibilidade de ter um canil, de trabalhar com cães.   

 

OA – A polícia está escoltando os ônibus até Jeremoabo?

 

Comandante – De forma preventiva eu estou mandando a viatura acompanhar até o Riacho o último ônibus que sai com destino a Salvador, depois vai até a rodoviária de Jeremoabo e, em seguida, mais vinte ou trinta quilômetros de onde então o ônibus segue destino sozinho. Isso é uma concentração de um grande esforço, gostaria de levar at&eacu�abertas‰ �� ��

A ponto de completar três meses à frente do

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!