18 de abril de 2024

Professores em greve há 30 dias fazem passeata em Paulo Afonso

Por

Em greve há 30 dias, professores da rede estadual de ensino da Bahia, realizam passeata na tarde desta terça-feira (8), na Avenida Getúlio Vargas, centro de Paulo Afonso. De acordo com informações da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB), a passeata faz parte do calendário de manifestações da classe contra as atitudes do governo do estado, que segundo afirmam, não cumpriu acordo de reajuste de 22,22% no piso nacional. O protesto começou na Praça das Mangueiras, onde os professores tiveram a oportunidade de receber pais de alunos para esclarecer os motivos da paralisação. A greve deixa mais de 1 milhão de alunos sem aula em todo o Estado.

Reivindicações e cortes – A classe alega que o governo do estado não cumpriu o acordo de reajuste de 22,22% no salário da categoria, índice que equipara o valor recebido atualmente ao piso nacional do magistério determinado pelo Ministério da Educação.

O acordo, assinado em 11 de novembro do ano passado, previa que o novo valor entraria em vigor a partir de janeiro deste ano. Até o momento, de acordo com informações do sindicato da categoria, só teriam sido pagos 6,5% e o governador Jaques Wagner teria prometido parcelar o pagamento restante em duas partes, uma delas, em novembro desse ano e a outra, em abril de 2013. A proposta não foi aceita pelos professores.

No último dia 18 de abril, a categoria, após decidir manter greve, sofreu cortes de ponto por conta dos dias de paralisação. Os salários e o benefício Credicesta foram bloqueados. Os cortes incluem todo o período da greve, contando com a data de início da paralisação. A medida cumpre uma decisão do Tribunal de Justiça, que decretou a ilegalidade do movimento. Sem chegar a um consenso, o impasse continua entre o governo e os cerca de 40 mil docentes.

O governo alega não ter recursos para pagar 22,22% de reajuste a todos os professores do Estado e veicula propaganda na TV afirmando que as negociações estão abertas, desde que a greve seja finalizada.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!