18 de abril de 2024

Funcionários fantasmas confirmam esquema ilegal de deputado baiano

Por

Seis funcionários do deputado estadual Roberto Carlos (PDT) confessaram envolvimento num esquema de desvio de verba pública em depoimento para a Polícia Federal na manhã desta terça-feira (3). O político baiano, que também é acusado de sonegação fiscal, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, foi alvo de uma ação da PF em seu gabinete na sede da Assembleia Legislativa da Bahia.

A operação ‘Detalhes’, que teve início às 5h, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado e em propriedades do político nos municípios de Juazeiro, base eleitoral do parlamentar, Uauá e Petrolina (PE).

A investigação da PF levou dois anos e constatou que o deputado contratou servidores fantasmas e desviou os salários (entre R$ 3 mil e R$ 8 mil) para contas de sua mulher e de um de seus filhos.

Oito "funcionários fantasmas" residentes na cidade de Juazeiro participavam do esquema. Segundo o superintendente da PF, seis deles confirmaram que não trabalhavam na Assembleia Legilativa e disseram que seus salários eram sacados por terceiros e depositados nas contas dos parentes do deputado.

As irregularidades constatadas pela PF são referentes ao período entre 2008 e 2010, época do primeiro mandado do deputado. Roberto Carlos, que é presidente do clube de futebol Sociedade Desportiva Juazeirense, cumpre o segundo mandato como deputado estadual. 

* Com informações do repórter Bruno Wendel

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!