19 de abril de 2024

Presos fazem rebelião na delegacia regional de Delmiro Gouveia

Por

Na tarde desta quinta feira (16), por volta das 15 h, policiais do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e da Rádio Patrulha (RP) do 9º Batalhão de Polícia Militar foram acionados por agentes da polícia civil para conter os ânimos nas carceragens da delegacia regional de Delmiro Gouveia onde presos atearam fogo em colchões, quebraram camas e provocaram ferimentos em alguns colegas de cela.

De acordo com os agentes de plantão, José Adalto Pereira dos Santos, o “Buiu”, e Diego Barbosa Vilar teriam iniciado a confusão em protesto pela transferência de dois presos para a delegacia regional de Santana do Ipanema. Eles também queriam ser transferidos, mas não podiam por ter cometido crimes na área correspondente à circunscrição de Delmiro, que é o caso de Piranhas, onde Adalto é acusado de homicídio.

Os presos que seriam transferidos não puderam sair das carceragens devido à rebelião comandada por “Buiu” e Diego. A Polícia militar precisou adentrar ao pátio da delegacia onde ficam as celas e com o uso de bombas de efeito moral, gás de pimenta e balas de borracha conseguiram conter os detentos. O corpo de bombeiros (CB) foi solicitado para apagar as chamas no local.

Somente após a calmaria, três presos, inclusive os dois que já seriam transferidos e que também eram foragidos daquela delegacia, foram levados para a regional de Santana.

Superlotação

Após os ânimos serem contidos, alguns detentos voltaram a causar novos confrontos, desta vez entre si. Um deles acabou ferido e precisou de atendimento médico e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As brigas eram em reivindicação pela superlotação das carceragens onde 54 detentos vivem amontoados. Segundo eles não tem mais espaço para mais ninguém.

 

Por Jota Silva e Fábio Guedes/Minuto Sertão

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!