28 de março de 2024

(Retrô) Soraya Delma – Incansável dedicação ao seu aprimoramento

Por

Engenheira Civil e Mecânica, especialista em Sistema de Gestão da Qualidade e Mestra em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco. Estas são as formações da simpática e competente pauloafonsina, Soraya Delma Oliveira Araújo. Casada e mãe de dois filhos, Soraya tem uma larga experiência profissional, pois foi, durante dez anos, Supervisora Regional de projetos na multinacional sueca, AGA, hoje grupo LINDE; ex-professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus VIII, nos cursos de Engenharia de Pesca e Matemática, além de trabalhar por 19 anos como calculista de estruturas de concreto armado e metálicas.

Soraya está de malas prontas para a capital pernambucana onde permanecerá por um ano, tempo de duração do curso de Inspeção e Recuperação de Estruturas de Concreto que fará. Apesar de ficar durante este período afastada da sua terra natal, Soraya faz questão de estar aqui durante os finais de semana projetando e  supervisionando os cálculos estruturais de Paulo Afonso e Região.

Com seu escritório localizado no Hotel Belvedere, Soraya é muito procurada por empresas não só de Paulo Afonso, mas de todo o país. O talento e a experiência desta pauloafonsina realmente fazem a diferença, prova disso são os inúmeros projetos que faz para grandes empresas. 

Soraya diz que apesar das inúmeras obras desenvolvidas atualmente pelo Governo Federal, há uma carência muito grande de profissionais na área de Engenharia de Estruturas. “Existem muitos estudos que não saíram do papel por falta de projetistas.” afirma.

Diante de um mercado competitivo e exigente, Soraya aconselha aos pais a incentivarem seus filhos a estudar com afinco a fim de que possam se qualificar em um determinado seguimento, uma vez que há, no Brasil, carreiras com déficit de profissionais.  

Soraya alerta para algo que está se tornando recorrente no Brasil: a volta dos aposentados à ativa por falta de mão-de-obra qualificada. “Muitas vezes, a alternativa viável tem sido recorrer a profissionais já aposentados para retomar suas atividades, ou solicitar este  profissional no exterior,” alerta. E conclui: “Meus filhos são muito estudiosos e falam em serem Engenheiros de Estruturas Especiais… Que Deus os ilumine!”.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!